Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'Tudo em Todo o Lado...' brilha com sete prémios. Os Óscares em resumo

O mundo ficou a conhecer, na madrugada desta segunda-feira, os filmes galardoados com o maior prémio do cinema internacional. 'Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo' foi o grande vencedor da noite.

'Tudo em Todo o Lado...' brilha com sete prémios. Os Óscares em resumo
Notícias ao Minuto

22:41 - 12/03/23 por Notícias ao Minuto

ao minuto Ao Minuto Cultura Óscares 2023

A 95.ª edição dos Óscares, apresentada por Jimmy Kimmel, realizou-se neste domingo, prolongando-se pela madrugada de segunda-feira, no mítico teatro Dolby, na cidade norte-americana de Los Angeles.

Por lá passou uma 'chuva de estrelas', onde a ‘crème de la crème’ da produção cinematográfica internacional confirmou as suspeitas: 'Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo' arrebatou sete dos 11 prémios a que tinha sido nomeado. Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Atriz foram para o filme de Daniel Kwan e Daniel Schneiert, bem como Melhor Argumento Original, Melhor Montagem, Melhor Atriz Secundária e Melhor Ator Secundário.

Também 'A Oeste Nada de Novo' fez furor, com quatro Óscares: Melhor Filme Internacional, Melhor Banda Sonora Original, Melhor Direção Artística e Melhor Fotografia.

A curta-metragem de animação portuguesa 'Ice Merchants', nomeada para Melhor Curta-Metragem de Animação, não venceu, no entanto, o galardão, que foi para ‘O Rapaz, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’. Tanto o Presidente da República como o ministro da Cultura reagiram, ainda durante a madrugada, parabenizando os autores e o importante contributo da sua obra - que já fez história, mesmo sem prémio.

Os momentos musicais estiveram sob a responsabilidade dos artistas que interpretaram as canções candidatas a Melhor Canção, entre eles Rihanna e Lady Gaga. Não foi nenhuma delas, no entanto, a vencer o prémio, mas sim os artistas indianos que interpretaram 'Naatu Naatu', do filme 'RRR: Revolta, Rebelião, Revolução'.

A noite decorreu calma, ainda 'escaldada' com a polémica entre Will Smith e Chris Rock na edição anterior, e com um assunto a ser praticamente transversal a todos os discursos de agradecimento: as mães. Praticamente todos aqueles que subiram ao palco para agradecer o prémio, dedicaram o mesmo às suas mães.

Ficou por saber-se, no entanto, o porquê de Tom Cruise e James Cameron terem falhado a presença no Dolby Theater.

E estas não foram as únicas surpresas: o teatro de Los Angeles estava cheio de figuras lendárias do Cinema, nomeadas, que foram para casa de mãos a abanar. Fala-se do compositor John Williams, o mais velho de sempre a ser nomeado (91 anos), que foi batido por Volker Bertelmann, compositor da banda sonora original do filme 'A Oeste Nada de Novo'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório