Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Câmara de Braga vai 'Descentrar' atividade cultural por 16 freguesias

A Câmara de Braga vai, ao longo de 2023, "descentrar" a atividade cultural por 16 freguesias, num total de mais de 30 espetáculos e outras iniciativas, foi hoje anunciado.

Câmara de Braga vai 'Descentrar' atividade cultural por 16 freguesias
Notícias ao Minuto

13:55 - 07/02/23 por Lusa

Cultura Cultura

Segundo o município, uma das novidades da edição deste ano do programa "Descentrar" reside nos trilhos pedestres, num convite à descoberta do património cultural e natural concelhio.

A edição 2023, hoje apresentada em conferência de imprensa, tem a primeira jornada no sábado, com o espetáculo de teatro "L'Ventosa", da Malad'arte, pelas 16:00, no auditório da Junta de Freguesia de Gondizalves, e com o concerto "British Music for Strings", da Orquestra Filarmónica de Braga, pelas 17:00, na Igreja de Ferreiros.

No dia 18 de fevereiro, a União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos acolherá um espetáculo de fado, com a atuação da Associação Fado com Arte, pelas 21:30, no Centro Cultural de Merelim S. Pedro.

"Através de novas criações artísticas e abordagens contemporâneas, o 'Descentrar' almeja uma efetiva disponibilização e acesso à cultura, em toda a sua variedade e extensão", referiu o município.

A autarquia acrescentou que o programa é desenhado para cada local, através de um programa cultural único, que reúne espetáculos de novo circo e de teatro, concertos de artistas emergentes no panorama musical português, concerto de música clássica e erudita, concertos de fado, oficinas, visitas guiadas, trilhos pedestres e exposições de fotografia.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, o "Descentrar" é uma iniciativa "muito importante para o cumprimento dos objetivos da política cultural do município".

"Em Braga, a lógica da descentralização cultural sofreu uma grande transformação ao longo dos últimos anos. Este programa é cada vez mais eclético e tem vindo a crescer de ano para ano, com mais juntas de freguesia e agentes culturais disponíveis para encetarem parcerias com a autarquia, com vista à valorização do património cultural e natural do concelho", referiu o autarca.

Todas as iniciativas culturais abrangidas na programação são de entrada livre, limitada à lotação dos espaços em que decorrem.

O "Descentrar" arrancou em 2021, em sete freguesias do concelho.

No ano seguinte, passou para 13 freguesias e, este ano, os eventos culturais chegam a 16.

Leia Também: José Miguel Ribeiro e Ocidental Filmes nomeados para prémios Cartoon

Recomendados para si

;
Campo obrigatório