Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Seis galerias portuguesas participam na Feira de Arte de Bruxelas

Seis galerias portuguesas estão entre as 152 de 28 países que vão participar na Feira de Arte Contemporânea de Bruxelas, na Bélgica, entre 20 e 23 de abril, anunciou a organização do certame internacional.

Seis galerias portuguesas participam na Feira de Arte de Bruxelas
Notícias ao Minuto

18:36 - 19/01/23 por Lusa

Cultura Bruxelas

As galerias de arte portuguesas Vera Cortês, Filomena Soares, Bruno Múrias, Foco e Pedro Cera, esta em estreia, irão de Lisboa, e participa também Presença, do Porto.

A 39.ª edição da Feira de Arte Internacional de Bruxelas no espaço da Expo da capital, irá distribuir as galerias por três secções: 99 na prime, 34 na Discovery, 12 na Redescovery e 29 nas apresentações a solo.

Participam ainda as galerias alemã Jahn and Jahn, com a casa mãe em Munique, na Alemanha, e a italiana Monitor, com sede em Roma, ambas também com espaço na capital portuguesa.

Montra internacional de arte contemporânea para galeristas, colecionadores, artistas e curadores, nesta edição receberá 37 galerias da Bélgica, segundo a organização deste certame internacional, um dos mais antigos da Europa.

Na secção Prime estarão galerias dedicadas a artistas a meio da carreira ou já estabelecidos, e aqui estará a Galeria Vera Cortês, de Lisboa, e a brasileira Mendes Wood DM, com espaços em São Paulo, Bruxelas e Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Entre os estreantes estará a portuguesa Galeria Pedro Cera, de Lisboa, a par de outras de Madrid (Mira), Copenhaga (Andersen´s), Milão (Clima), Xangai (Don Gallery), Nova Iorque (Klaus von Nichtssagend), Paris (Parliament) e Londres (Richard Saltoun).

O trabalho curatorial contínuo de expositores a solo da feira será mostrado no trabalho de quase três dezenas de artistas e galerias, nomeadamente da artista Marinella Senatore, pela galeria Ceysson & Bénétière (Genebra), Thilo Heinzmann com a Dépendance (Bruxelas), ou Jonny Niesche pela The Hole (Los Angeles).

Catherine Repko apresentará trabalhos pela Huxley-Parlour (Londres), Thu Van Tran na Meessen De Clercq (Bruxelas) e Giangiacomo Rossetti com a brasileira Mendes Wood DM (São Paulo).

A secção Discovery irá apresentar galerias que apoiam artistas internacionais emergentes, com projetos a solo ou de diálogos entre dois criadores que não sejam ainda conhecidos no contexto europeu, entre elas uma galeria ucraniana, oriunda de Kiev, a Voloshyn.

Na secção Rediscovery estarão as galerias focadas em trabalhos de artistas do século XX, vivos ou desaparecidos, que não atingiram o reconhecimento que mereciam, segundo a organização.

Leia Também: Dono de galeria de arte em São Francisco expulsa sem-abrigo à mangueirada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório