O dono de uma galeria de arte foi filmado a tentar afastar uma pessoa em situação de sem abrigo, em São Francisco, no estado norte-americano da Califórnia.
"Mexe-te. Mexe-te. É melhor que te vás embora", ouve-se o homem a dizer no vídeo partilhado nas redes sociais.
"A alegada agressão a um membro sem-abrigo da nossa comunidade é completamente inaceitável. O Sr. Gwin enfrentará as consequências apropriadas por suas ações", explicou o procurador-geral do distrito, referindo-se ao galerista.
De acordo com as autoridades, a agressão ocorreu a 9 de janeiro, e o vídeo mostra uma mulher sentada no chão enquanto Collier Gwin está 'descontraidamente' a pulverizar a pessoa com água.
Numa entrevista à CBS local, Gwin admitiu o comportamento visto nas imagens. "O que viram é muito lamentável", disse, à CBS San Francisco, na semana passada. "Quando olhei para mim no vídeo nem queria acreditar que era eu", revelou.
"I just snapped and I pulled the hose up higher and I sprayed her. And when I look at myself on the film, I can't even believe that that's me. But, I didn't know what else to do." pic.twitter.com/m2HSbQ7Pdp
— Betty Yu (@BettyKPIX) January 11, 2023
Já a detenção aconteceu na quarta-feira, havendo também registos do momento em que o homem foi levado pelas autoridades.
NEW: San Francisco police have arrested Collier Gwin, the gallery owner who was captured on video spraying a homeless woman with a hose. pic.twitter.com/QPktPobHok
— Heather Knight (@hknightsf) January 19, 2023
Antes de ser detido, a comunidade, que estava chocada com o que tinha visto nas redes sociais, acabou por confrontar o responsável. Abaixo, um vídeo de um desses momentos, em que um residente fala com Collier sobre o assunto.
LOOK: A man confronts Art gallery owner Collier Gwin. He is now facing backlashes after being filmed dousing a homeless woman in San Francisco, CA#hatecrime#whiterage pic.twitter.com/dyHqfPuNfJ
— The Intrepid Journalism (@Vegz05) January 11, 2023
Veja o vídeo que resultou na detenção deste homem, na galeria acima.
Leia Também: Talibãs 'acabam' com manequins femininos. Imagens são aflitivas