Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Talibãs 'acabam' com manequins femininos. Imagens são aflitivas

A nova lei leva a que alguns comerciantes tentem arranjar solução para não "estragar" a montra. Veja as imagens.

Notícias ao Minuto

11:45 - 19/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Afeganistão

Depois de proibirem o acesso das mulheres no Afeganistão à universidade, e de outras medidas que têm vindo a instalar um retrocesso na luta contra a desigualdade no país, o regime Talibã decidiu agora avançar com mais proibições.

De acordo com Associated Press, o movimento, que tomou conta do país novamente em 2021, proibiu a existência de manequins com traços femininos. Isto significa que os lojistas têm agora que tapar as caras dos bonecos - por forma a não aludir a uma mulher - ou mesmo expor manequins 'decapitados'. 

Para além dos sacos de plástico ou dos bonecos sem cabeça,  algumas lojas optaram por fazer uma espécie de sacos para tapar as cabeças de acordo com a nova lei, mas também com tecidos bonitos e com cores adaptadas a cada fato que está exposto - as fotos captadas passam uma imagem de sufoco e aflição, que poderia ser descrita como análoga à situação das mulheres no país.

"Não posso tapar as cabeças dos manequins com plástico ou outros materiais porque isso ia fazer com que a minha montra ficasse horrível", explicou um dos comerciantes que adaptou os novos 'adereços'. O homem falou  apenas identificando-se com o primeiro nome, Bashir, por ter medo de sofrer represálias.

@viceworldnews Under Taliban rule, mannequins in women’s dress shops across Afghanistan’s capital Kabul have been cloaked in aluminium foil, cloth sacks or wrapped in black plastic bags. #afghanistan #afghangirls #kabul #womenoftiktok #womensrights #shopping #clothingbrand #fashion #mannequin #politics original sound - VICE World News

Veja as imagens das primeiras montras de Cabul que estão a cumprir esta nova lei.

Leia Também: Mulher de 97 anos doa 100 mil dólares na luta contra violência doméstica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório