Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sugestões de literatura. 10 livros para ler (ou oferecer) este Natal

Estas são as nossas sugestões para o último mês do ano.

Sugestões de literatura. 10 livros para ler (ou oferecer) este Natal
Notícias ao Minuto

22:16 - 12/12/22 por Marta Amorim

Cultura Literatura

Estas são as sugestões do Notícias ao Minuto para as leituras de dezembro. Quer seja para si, quer seja para oferecer, eis 10 livros que valem a pena ler antes do ano acabar.

Há opções para todos os gostos. Saiba quais são as nossas sugestões:

'Paulo de Carvalho'

Aos 75 anos, Paulo de Carvalho é homenageado numa biografia inédita assinada pelo jornalista Alberto Franco, que passa em revista seis décadas de cantigas e uma vida repleta de "peripécias e bagunças". A obra é baseada numa série de entrevistas a Paulo de Carvalho, apoiadas numa extensa pesquisa sobre a vida e obra do cantor e compositor.

Notícias ao Minuto Paulo de Carvalho – 60 Anos de Cantigas/Guerra e Paz© Guerra e Paz Editores  

'Matadouro Cinco'

Clássico absoluto da literatura do século XX e um dos mais importantes romances antibélicos de sempre, 'Matadouro Cinco' regressa às livrarias no centenário de Kurt Vonnegut.

Notícias ao Minuto''Matadouro cinco', de Kurt Vonnegut/Penguin Random House© Penguin Random House

'Os domínios do lobo'

O primeiro romance de Javier Marías, publicado originalmente em 1971, quando o autor tinha apenas 19 anos, chega finalmente à língua portuguesa.  Transportando o leitor para os Estados Unidos da América nas primeiras décadas do século XX, 'Os domínios do lobo' é uma homenagem ao tempo áureo do cinema de Hollywood e, simultaneamente, uma paródia. 

  Notícias ao Minuto Os domínios do lobo, de Javier Marías/Penguin Random House© Penguin Random House  

'Uma Lição de Paz'

Amirah é uma menina Síria que está agora na turma da professora Rita Bonita. Durante uma caça ao tesouro, a sua equipa perde-se e Amirah entra em pânico, ao lembrar-se de quando se perdeu, num campo de refugiados. É aí que ela decide contar aos colegas como foi viajar desde o seu país de origem até Portugal. Uma história infantil sobre esperança, integração e amizade, escrita pela autora Carmen Garcia.

  Notícias ao Minuto Uma Lição de Paz, de Carmen Garcia/Ego Editora© Reprodução  

A Era do Homem-Forte

Analisando o percurso de líderes como Donald Trump, Vladimir Putin, Boris Johnson e Jair Bolsonaro, Gideon Rachman, jornalista do Financial Times que entrevistou muitos homens-fortes, procura responder a três perguntas centrais: Quando é que a tendência do homem-forte ganhou tração? Quais são as suas principais características? E por que motivo aconteceu?

Notícias ao Minuto''A Era do Homem-Forte' de Gideon Rachman/Penguin Random House
© Penguin Random House
 

'Metamorfose Necessária'

O novo livro de José Tolentino Mendonça é uma viagem pela história intelectual do cristianismo: um ensaio sobre São Paulo e o seu contributo para os tempos presentes. Todos ouviram falar de São Paulo, mas quase ninguém o conhece. "A teologia paulina não só não surgiu como um cogumelo no contexto do cristianismo das origens, mas também não se deixou confinar num esplêndido isolamento. Paulo nunca foi um pregador solitário ou um one man show. Viveu toda a vida num ritmo comunitário, cultivou uma finíssima rede de relações pessoais, tinha um conjunto de colaboradores que partilhavam o seu quotidiano e o seu pensamento, operava numa verdadeira rede social que é parcialmente reconstruível".

Notícias ao Minuto 'Metamorfose Necessária', Reler São Paulo, de José Tolentino Mendonça/ Quetzal Editores© Quetzal  

'1984'

"A distopia é o retrato do nosso futuro?", questiona Francisco Louçã no prefácio desta edição especial com o traço genial das ilustrações de André Carrilho. '1984', obra-prima de George Orwell, é talvez o mais imortal dos romances do século XX.  Para ler ou reler.

Notícias ao Minuto 1984, de George Orwell. Ilustração: André Carrilho/Bertrand Editora © Bertrand Editora  

'O Livro do Clima'

Organizado pela jovem ativista climática Greta Thunberg, 'O Livro do Clima' é uma bíblia do ambientalismo e um manual para salvar o planeta.

Notícias ao Minuto O Livro do Clima, de Greta Thunberg/ Objectiva© Reprodução  

'Uma Pequena Vida'

O polémico livro, tão amado quanto odiado, fala sobre amor e a amizade no século XXI, e visita alguns dos lugares mais assustadores onde a ficção já se aventurou. Quatro colegas de uma pequena universidade do Massachusetts mudam-se para Nova Iorque para começar a vida adulta. Sem dinheiro e em busca de um caminho, contam apenas com as suas ambições e com a amizade que os une.

Notícias ao Minuto Uma Pequena Vida, de Hanya Yanagihara© Editorial Presença

'Enciclopédia da Estória Universal: Recolha de Morel'

Volume inaugural da Enciclopédia da Estória Universal, Recolha de Morel é uma compilação de factos esquecidos ou ignorados pela História. Há quem diga que são inventados - ficções, burlas, pseudo-epigrafias -, mas a verdade pouco interessa. 

Notícias ao Minuto Enciclopédia da Estória Universal: Recolha de Morel, de Afonso Cruz© Penguin Random House  

Leia Também: Helena Sacadura Cabral. "Foi o amor que me guiou, completou, satisfez"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório