Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Teatro Griot estreia adaptação de 'A Divina Comédia' em Loulé

O Teatro Griot estreia no Cineteatro Louletano, a 07 de outubro, o seu próximo espetáculo, 'No Meio do Caminho', uma adaptação da obra clássica 'A Divina Comédia', de Dante Alighieri.

Teatro Griot estreia adaptação de 'A Divina Comédia' em Loulé
Notícias ao Minuto

16:35 - 21/09/22 por Lusa

Cultura Teatro

"Significa um encontro entre uma grande obra clássica e um grupo de teatro contemporâneo", disse à agência Lusa o encenador Miguel Loureiro, que considerou a adaptação do texto original a um menos extenso como "um dos grandes trabalhos" feitos para chegar ao resultado final.

O Teatro Griot apresenta-se como "uma companhia de atores que se dedica à exploração de temáticas relevantes para a construção e problematização da Europa contemporânea e o seu reflexo no discurso e na estética teatral".

"Criámos este momento teatral porque nos encontramos, assim como o Dante, numa encruzilhada, a meio caminho da nossa vida, todos temos entre 40 e 50 anos", explicou Miguel Loureiro, acrescentando que os Griot estão num "momento de reflexão".

Depois de terem feito trabalhos num contexto de "discurso contemporâneo", como as questões relacionadas com o feminismo, o género e o pós-colonialismo, o coletivo lança-se agora na interpretação de uma obra clássica.

'No Meio do Caminho' tem como base 'A Divina Comédia', uma epopeia medieval que narra a viagem de Dante pelos três lugares do Além - Inferno, Purgatório e Paraíso.

Segundo o sumário da obra teatral, "os três atores estão num lugar impreciso, uma sala, um gabinete, um estúdio ou nada disto", em que vão tentando "reproduzir o texto, as personagens, os mitos e os vícios de raciocínio ligados a esta obra-prima, que não foi originalmente pensada para ser drama, para ser cena".

O encenador Miguel Loureiro prometeu "imagens muito fortes", tendo também a equipa "trabalhado muito sobre as palavras" do texto original.

A obra teatral vai "atravessar três projeções metafísicas": Inferno, "lugar de condenação e de dor"; Purgatório, "onde o humano se penitencia e purifica"; e Paraíso, "pináculo de redenção e meta da aventura".

A estreia do Teatro Griot aconteceu em abril de 2012, com a peça "Faz escuro nos olhos", um trabalho coletivo de vários atores africanos ou afrodescendentes, com encenação de Rogério de Carvalho.

Depois de duas sessões no Cineteatro Louletano, nos dias 07 e 08 de outubro, sempre às 21:00, a peça será apresentada em Odivelas, no Centro Cultural Malaposta, a 22 e 23 de outubro.

Leia Também: Xutos&Pontapés em Lisboa para celebrar 35 anos de 'Circo de Feras'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório