Os esqueletos de soldados que morreram na famosa Batalha de Waterloo onde Inglaterra derrotou Napoleão em 1815 na Bélgica, foram desenterrados por arqueólogos.
Citados pela BBC, os especialistas contam que as descobertas são "incrivelmente raras" num campo de batalha napoleônico e mais escavações estão em andamento para saber mais.
As equipas de arqueólogos encontraram restos de humanos e cavalos na escavação, que foi retomada este ano pela primeira vez desde 2019.
O professor Tony Pollard, diretor do Centro de Arqueologia do Campo de Batalha da Universidade de Glasgow e diretor arqueológico da instituição de caridade Waterloo Uncovered (responsável pelas escavações), que esteve intimamente envolvido nas escavações revela: "Sou arqueólogo de campos de batalha há 20 anos e nunca vi nada parecido".
Recorda-se que Batalha de Waterloo, que aconteceu a 18 de junho de 1815, marcou o fim das celebres Guerras Napoleônicas. Na altura um exército francês sob o comando de Napoleão foi derrotado pelas forças lideradas pelo duque de Wellington aliadas a um exército prussiano liderado pelo marechal de campo Gebhard Leberecht von Blücher. A batalha representa até hoje um ponto de viragem na história europeia que pôs fim à ambição de Napoleão de governar grande parte da Europa.
As descobertas foram feitas numa propriedade belga em Mont-Saint-Jean, onde se localizava o principal hospital de campanha do duque de Wellington durante a batalha. Neste local foram recentemente encontrados os restos de três membros amputados.
Dezenas de milhares morreram nos combates, mas poucos restos mortais foram encontrados até aos dias de hoje. De acordo com alguns relatos contemporâneos sabe-se que um grande número de ossos foi recolhido, triturado e usado como fertilizante agrícola.
As escavações vão continuar até dia 15 de julho esperando-se mais descobertas entretanto.
Veja aqui um testemunho de um dos arqueólogos envolvido no projeto:
It’s not often you get to witness history being made, but today @DigWaterloo revealed only the 2nd body ever to be found from the Battle of Waterloo.
— James Rogers (@DrJamesRogers) July 13, 2022
Watch the full doc @HistoryHit https://t.co/MVzU0BHa5b
And @HistoryHitWW2 podcast here: https://t.co/WNmCVF3bLQ pic.twitter.com/ro76rfOSWX
Na galeria pode também ver algumas imagens das escavações.
Leia Também: Pintura de Monet com ponte de Waterloo vai a leilão por 28 milhões