Meteorologia

  • 06 JULHO 2022
Tempo
29º
MIN 17º MÁX 31º

Dóris Santos vence Prémio de Estudos em Cultura do Mar com obra da Nazaré

Dóris Joana Simões dos Santos é a vencedora da quinta edição do Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras, instituído pela Câmara de Ílhavo, através do Museu Marítimo de Ílhavo, divulgou o município.

Dóris Santos vence Prémio de Estudos em Cultura do Mar com obra da Nazaré
Notícias ao Minuto

09:26 - 22/11/21 por Lusa

Cultura Museu

A obra distinguida, intitulada "Arte, museus e memórias marítimas. Identidade e representação visual da Nazaré", resulta de uma tese de doutoramento realizada na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, refere a informação disponibilizada pela autarquia, no distrito de Aveiro.

De acordo com o júri, o trabalho "constitui um contributo muito relevante e inovador para os estudos de cultura marítima e conjuga diversas dimensões que correspondem aos objetivos do Prémio Octávio Lixa Filgueiras".

Na justificação para a escolha da obra premiada, o júri destaca ainda "a solidez e qualidade do trabalho, os contributos que oferece para a museologia marítima e o estudo de caso, muito relevante, centrado na construção mítica da maritimidade da Nazaré, cujos discursos resultaram de múltiplos afluentes, das artes plásticas à literatura e ao cinema, passando pela cultura material da comunidade piscatória local e pelo papel reprodutor das elites".

O Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras tem um valor monetário de 2.500 euros e destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de trabalhos de investigação inéditos, realizados no âmbito da cultura marítima e fluvial, nomeadamente nas áreas da História Marítima, Arquitetura Naval, Antropologia Marítima, Arqueologia Subaquática, Patrimónios Marítimos e Museologia.

A quinta edição registou 26 inscrições, 16 das quais se efetivaram como candidaturas, o que, conclui a Câmara de Ílhavo, "demonstra o seu reconhecimento e valorização na academia e na sociedade civil".

Leia Também: Nazaré retoma festejos da Passagem do Ano e do Carnaval

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório