Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Feira do Livro regressa ao Porto em edição de homenagem a Júlio Dinis

A Feira do Livro do Porto dá hoje início à sua oitava edição organizada pela Câmara Municipal, nos Jardins do Palácio de Cristal, dedicada ao escritor Júlio Dinis com o mote de "Herborizar".

Feira do Livro regressa ao Porto em edição de homenagem a Júlio Dinis
Notícias ao Minuto

06:13 - 27/08/21 por Lusa

Cultura Feira do Livro do Porto

Com 124 pavilhões, a Feira do Livro do Porto decorre até 12 de setembro, contando a inauguração de hoje com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, à semelhança de anos anteriores e da congénere de Lisboa.

O herbário de Júlio Dinis, propriedade da Escola Rodrigues de Freitas, será apresentado em "contexto expositivo" marcando a reabertura do Museu da Cidade --- Extensão do Romantismo, antigo Museu Romântico, onde se propõe realizar um diagnóstico sobre o impacto do romantismo no Porto até à atualidade.

A figura "incontornável" do romantismo na cidade é abordada no programa desenhado pela curadora convidada Helena Carvalhão Buescu - "Júlio Dinis --- Passeios em Terras Românticas" - que se desdobra em duas sessões nas tardes de 28 e 29 de agosto.

Ao longo dos próximos dias, Mário Cláudio dará uma "lição" sobre "São Mateus e o Anjo", de Caravaggio, José Miranda Justo falará sobre o artista Joseph Beuys e "a tradição do pensar mítico alemão", enquanto Paula Guerra abordará "A perenidade da existência e a infinita melancolia em Kurt Cobain".

Ainda no programa das "lições", João Barrento vai discutir Novalis e Sousa Dias vai abordar "Os dois Empédocles: O histórico e o intempestivo".

A programação da feira inclui múltiplas conversas, "duetos" entre poetas, concertos, cinema, animação e variadas atividades para crianças.

Para aceder à Feira do Livro do Porto é necessário o uso de máscara, sendo recomendado que se mantenha a distância de segurança. A feira tem um limite máximo de mil pessoas em simultâneo no recinto.

Em 2020, a Feira do Livro do Porto, que decorreu num contexto de pandemia e com limitação de entradas, recebeu cerca de 100 mil visitantes, tendo contado com participação de 120 pavilhões e 80 entidades.

Leia Também: Feira do Livro de Lisboa abriu com editores expectantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório