Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Aurora Negra convoca artistas para celebração no espaço Alkantara

O coletivo Aurora Negra convidou artistas como Welket Bungué e Melissa Rodrigues para criar "um momento de celebração e resiliência", através de vídeo, performance, conferências e concertos, de sexta-feira a domingo, no Espaço Alkantara, em Lisboa.

Aurora Negra convoca artistas para celebração no espaço Alkantara
Notícias ao Minuto

14:36 - 04/08/21 por Lusa

Cultura Lisboa

Com curadoria do coletivo Aurora Negra - formado por Cleo Diára, Nádia Yracema e Isabél Zuaa - o evento tem por título 'Kilombo' e é descrito como "um lugar de reunião e resistência, onde a comunidade se nutre, partilha e cuida".

"É um lugar de força e libertação", segundo informação do Alkantara.

As três criadoras convidaram um grupo de artistas "que admiram e consideram relevantes no panorama cultural para, em conjunto, através de várias práticas artísticas, criar um momento de celebração e resiliência", indicam, sobre o evento, que terá entrada livre, com limitação de espaço devido à pandemia convid-19.

Welket Bungué irá exibir a obra em vídeo 'Trilogia Carbono' na sexta-feira, a partir das 16h00, seguido da conferência-concerto 'Memórias da Pequena África', de Júlio Brechó, enquanto Jaja Rolim apresentará a performance 'Kebra 3000' e Lolo Arziki exibirá também um vídeo, seguido de conversa com o público, enquanto Didi levará ao espaço, às 20h30, a performance 'A arte do desbunde'.

No sábado, Melissa Rodrigues e Dori Nigro irão dinamizar a oficina-conversa 'Coronas in the Sky, Not a Manifesto! an essay on Afrofuturism and Liberation', sobre a liberação africana, e depois os artistas Gio Lourenço e Inês Oliveira vão exibir o vídeo 'Black Bird', David Amado o vídeo 'Velveteen', entre outros.

No domingo, Bruno Huca apresentará a performance 'Auroro Negro', Venga Venga a performance 'Croma', e Roxana a performance 'Investigação em Curso', num evento que conta ainda com as participações dos DJ Lucy e Cigarra.

Em simultâneo, estarão patentes no Espaço Alkantara, exposições de Filipa Bossuet e Preta.Preta.

Leia Também: União Negra das Artes surge da luta antirracista e faz mapeamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório