Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Fundação Saramago apresenta site e app de telemóveis

A Fundação José Saramago, em Lisboa, apresenta hoje um site e uma aplicação para telemóvel com um roteiro literário que propõe uma viagem pelos episódios mais marcantes do romance 'Levantado do Chão', do Nobel da Literatura, publicado há 41 anos.

Fundação Saramago apresenta site e app de telemóveis
Notícias ao Minuto

19:25 - 27/05/21 por Lusa

Cultura Saramago

De acordo com informação da fundação, esta iniciativa insere-se no âmbito de um programa de comemoração deste romance, que se assinala este mês e que inclui ainda um passeio pelo roteiro, marcado para dia 29, mediante inscrição prévia, bem como uma exposição temporária com materiais relacionados com o livro publicado em 1980.

O portal e a App do Roteiro Literário Levantado do Chão foi apresentado, no dia 30 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal "Almeida Faria", em Montemor-o-Novo, inserido nas comemorações do 47.º aniversário do 25 de Abril.

A escolha daquela cidade do distrito de Évora para a apresentação inicial deste projeto, prende-se com o facto de José Saramago ter vivido na vila do Lavre, situada na fronteira do concelho de Montemor-o-Novo com o de Coruche, durante a escrita da obra.

"Levantado do Chão" percorre uma zona do Alentejo caracterizada pelo latifúndio, desde o final do século XIX ao período pós-revolução de 25 de Abril de 1974.

Na altura da apresentação, a presidente daquela autarquia, Hortênsia Menino, considerou que este projeto "valoriza a memória e contribui para a construção da identidade do concelho de Montemor-o-Novo, sendo mais uma ferramenta para o desenvolvimento social e económico do território".

A disponibilização do roteiro em formato digital é mais uma etapa na implementação do projeto "Roteiro Literário Levantado do Chão", que foi lançado em fevereiro do ano passado.

Este roteiro interliga os concelhos de Lisboa, Montemor-o-Novo e Évora, através de três percursos temáticos subdivididos em percursos rodoviários e pedestres, e que abrangem 26 pontos de interesse interpretativo sobre aquele que é considerado o "primeiro grande romance" do Nobel português da literatura.

Criado pela Câmara de Montemor-o-Novo em parceria com outras entidades, o roteiro propõe "dar a conhecer os lugares onde os episódios mais marcantes da obra se desenrolam, através de uma contextualização histórica e social" dos temas abordados e que inclui testemunhos sobre mulheres e homens que inspiraram as principais histórias e personagens do enredo.

Este percurso, que tem um total de 238 quilómetros rodoviários e oito pedestres, "convida" também a conhecer aspetos biográficos relacionados com a estada de Saramago na localidade de Lavre, concelho de Montemor-o-Novo, em 1976, com o objetivo de se documentar para escrever a obra.

O primeiro percurso, "Os levantados deste chão - A repressão da ditadura no Alentejo", foca-se entre 1933 e 1974, e "aborda os momentos mais violentos da obra, como as prisões, as torturas e os assassinatos do regime ditatorial [da época] sobre o povo alentejano".

Este itinerário passa por vários sítios de Lisboa, como o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade, e de Montemor-o-Novo, como o Posto da GNR, para onde a personagem Germano Vidigal foi levada e acaba por morrer em 1945, "vítima de um cruel e bárbaro assassinato levado a cabo por dois agentes da PIDE", a polícia política da ditadura.

O segundo caminho proposto, "A resistência: João Mau-Tempo e a luta do proletariado agrícola alentejano", vai desde os primeiros anos até à década de 70 do século XX, e convida a acompanhar algumas fases daquela luta contada por Saramago a partir da personagem João Mau-Tempo.

Este percurso passa por vários sítios dos concelhos de Évora, como a Praça de Touros desta cidade, onde João Mau-Tempo assistiu a um comício anticomunista em 1937, e de Montemor-o-Novo, como São Geraldo, referida na obra a propósito de um encontro clandestino de trabalhadores rurais e militantes do PCP, que decorreu nas proximidades desta aldeia.

Na terceira parte do roteiro, "José Saramago em Monte Lavre", o viajante é convidado a refazer os principais caminhos do escritor durante a sua estada em Lavre, e outras visitas que fez pelo concelho de Montemor-o-Novo, em 1976.

Este percurso passa por sítios como a Cooperativa de Consumo Vento de Leste, onde Saramago dormiu, e a casa da família Besuga, onde comia.

O roteiro está disponível em www.roteirolevantadodochao.pt.

Leia Também: PR destaca apoio da UNESCO a comemorações com significado para Portugal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório