Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: Festas de Matosinhos com programa alternativo face à pandemia

A romaria do Senhor de Matosinhos realiza-se este ano, a partir de sexta-feira, em formato misto, com iniciativas presenciais e 'online', "respeitando as normas" exigíveis face à covid-19, informou hoje a Câmara Municipal.

Covid-19: Festas de Matosinhos com programa alternativo face à pandemia
Notícias ao Minuto

16:25 - 17/05/21 por Lusa

Cultura Covid-19

"Sensível ao simbolismo, fé e devoção que o Senhor de Matosinhos mobiliza, a Câmara Municipal decidiu apresentar um programa diferente, adaptado às atuais circunstâncias e respeitando as normas emitidas pela Direção-Geral da Saúde", face à covid-19, afirma a autarquia, em nota divulgada na sua conta da rede social Facebook.

A festividade do Senhor de Matosinhos realiza-se há 700 anos e em circunstâncias habituais reuniria "cerca de dois milhões de visitantes", segundo cálculos do município.

À semelhança do ano passado, a tradicional romaria do Senhor de Matosinhos não se irá realizar devido à pandemia.

A parte religiosa do programa presencial agora anunciado, que se prolonga entre 21 de maio e 06 de junho, centra-se no dia 25, feriado municipal, às 11:00, com a celebração de uma missa solene do Bom Jesus de Matosinhos, presidida pelo bispo auxiliar Pio Alves, da Diocese do Porto.

Na vertente lúdica, o programa presencial contempla, entre outras iniciativas, um concerto com o cantautor portuense de raízes brasileiras Tiago Nacarato, com a participação especial de Bárbara Tinoco, em 21 de maio, às 19:30, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery.

O lançamento do Livro "Senhor de Matosinhos, Cartazes da Festa", com Hélder Pacheco (Paços do Concelho, dia 23, 16:00) é outra de dezenas de iniciativas programadas.

Numa mostra que se vai prolongar até 06 de junho, repartida por Museu da Quinta de Santiago, Galeria Municipal e edifício dos Paços do Concelho, Matosinhos vai mostrar também, por ocasião das suas festas, cerca de 450 obras em que a autarquia investiu ao longo dos últimos 25 anos.

Para acompanhar esta exposição, observando uma seleção de obras em realidade aumentada, pode descarregar-se o aplicativo de telemóvel "Matosinhos ARt".

"Para quem gosta de desafios virtuais, tal como aconteceu no ano passado, serão partilhados diariamente, entre os dias 22 e 25 de maio, vídeos com atividades relacionadas com as Festas do Senhor de Matosinhos, como experimentar as receitas do tradicional pão com chouriço e das farturas, ou recriar os tapetes de flores da procissão, para quem todos possam aprender e fazer em casa", acrescenta a nota da autarquia.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.381.042 mortos no mundo, resultantes de mais de 162,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 17.009 pessoas dos 842.381 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Leia Também: Deputado do PSD questiona Governo sobre turma com 7 professores em 3 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório