Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

'Praça dos Heróis' estreia no Cartaxo e segue para mais palcos do país

O Centro Cultural do Cartaxo recebe, a 07 de maio, a estreia nacional da peça 'Praça dos Heróis', projeto do Teatro Nacional D. Maria II que vai passar por outras três salas de espetáculo da Rede Eunice Ageas.

'Praça dos Heróis' estreia no Cartaxo e segue para mais palcos do país
Notícias ao Minuto

10:23 - 28/04/21 por Lusa

Cultura Teatro

A peça que Thomas Bernhard escreveu em 1988, escassos meses antes da sua morte, encenada por David Pereira Bastos, inicia a digressão nacional no Centro Cultural do Cartaxo (Santarém), dia 07 de maio, sexta-feira, às 19:30, passando depois pelo Teatro Municipal de Portimão (22 de maio), Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (29 de maio) e Teatro Municipal de Bragança (04 de junho).

De 20 a 22 de agosto, a peça será exibida no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Na sua página na Internet, o Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII) faz uma sinopse da peça sublinhando "a importância da História" num momento em que o mundo assiste à afirmação de "políticas populistas e xenófobas", do "conservadorismo retrógrado", que "parecem confirmar um retrocesso civilizacional, político e social", tornando "urgente regressar à Praça dos Heróis".

"A 15 de março de 1938, milhares de austríacos aclamavam Adolf Hitler na Heldenplatz [Praça dos Heróis], em Viena, celebrando a Anschluss, a anexação da Áustria pela Alemanha nazi. 50 anos depois, a 4 de novembro de 1988, estreava no Burgtheater a peça de Thomas Bernhard com o mesmo nome, Heldenplatz (Praça dos Heróis), para assinalar o centenário do histórico teatro vienense, bem como os 50 anos da anexação", afirma.

Segundo a sinopse do espetáculo, a peça "vem assim pôr a descoberto o branqueamento histórico que permitiu que a Áustria se assumisse como a primeira vítima do III Reich, ao invés de um primeiro aliado".

"Mais do que isso, exponencia a perceção de que as políticas e crenças antissemitas, de extrema-direita, mesmo nazis, estão vivas e presentes na Áustria de 1988 tanto ou mais do que em 1938, como é referido por uma das personagens da peça de Bernhard", acrescenta.

Uma edição portuguesa da peça de Thomas Bernhard (1931-1989) foi feita em 2015, pelo Teatro Nacional São João, com tradução de Francisco Luís Parreira.

Em 2004, o Festival de Almada acolheu uma encenação de "A Praça dos Heróis", pelo teatro nacional da República Checa.

O Centro Cultural do Cartaxo (CCC) está integrado na Rede Eunice Ageas desde a temporada 2019/2020, tendo sido escolhido entre 19 candidatos, como é destacado numa nota do município cartaxense.

No âmbito desta rede, o CCC recebeu duas peças do TNDMII, 'Um outro fim para a menina Júlia', de Tiago Rodrigues, inspirado no final do clássico de August Strindberg, e 'Fake', de Inês Barahona e Miguel Fragata, tendo a pandemia da doença covid-19 impedido a exibição da tragédia "Antígona", de Sófocles.

Projeto de difusão de espetáculos produzidos e coproduzidos pelo Teatro Nacional D. Maria II, a Rede Eunice Ageas, lançada em 2016, visa "levar mais teatro a vários pontos de Portugal".

"'Amadrinhada' pela atriz Eunice Muñoz, a Rede desenvolve-se em parceria com teatros municipais, para reforçar a oferta teatral de qualidade nos seus territórios", acrescenta a nota.

O CCC passou a fazer parte da Rede Eunice Ageas, em outubro de 2019, juntamente com o Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre e o Teatro Municipal de Bragança, quando o Teatro Municipal de Portimão já se encontrava na Rede.

Leia Também: Bolshoi cancela digressão internacional para a temporada 2021/22

Recomendados para si

;
Campo obrigatório