Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Rede itinerante cultural une sete municípios do interior

A Companhia de Teatro ASTA, da Covilhã, coordena uma nova rede itinerante de intervenção cultural que vai levar dezenas de espetáculos a sete municípios dos distritos de Castelo Branco e da Guarda.

Rede itinerante cultural une sete municípios do interior
Notícias ao Minuto

15:57 - 06/04/21 por Lusa

Cultura Interior

A nova rede itinerante cultural tem como objetivo "desenvolver uma programação artística e cultural integrada no território constituído pelos municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia, com o intuito de promover e valorizar o património histórico-cultural e sensibilizar a comunidade a participar ativamente na afirmação destes territórios", segundo os promotores.

A fonte refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que "será entre castelos, anfiteatros ao ar livre, jardins, escadarias, teatros, praças e largos" que a companhia profissional da Covilhã -- ASTA, juntamente com os municípios envolvidos, apresentará "dezenas de espetáculos de dança, teatro e artes circenses".

O projeto "Rede Interior" tem coordenação da ASTA -- Teatro e Outras Artes e as comunidades locais são convidadas a participar.

"As apresentações de teatro, dança e circo contemporâneo terão lugar em dois dias consecutivos por forma a contribuir para a oferta e animação cultural da região e aumento dos fluxos turísticos e consequente tempo de permanência de quem visita os territórios", lê-se.

No âmbito do projeto, que começa em junho e terá a duração de 18 meses, "serão apresentados 14 espetáculos itinerantes e propagadores da identidade e do património natural e cultural do território, catalisadores da participação da comunidade local".

"Esta é uma Rede Cultural diferenciadora não só pelo cariz itinerante dos espetáculos na criação de iniciativas culturais fortemente ligadas ao território, mas também pelo seu cariz social de apoio e capacitação dos agentes de cultura locais, que há muito se debatem contra os constrangimentos da crise pandémica", segundo a organização.

Em todos os locais serão aplicados os princípios legais e as diretrizes da Direção-Geral de Saúde (DGS) referentes aos espetáculos de natureza artística, nomeadamente distanciamento físico, higienização das mãos com postos móveis, utilização de máscara e controlo de lotação.

Paralelamente à rede de artes performativas itinerante será criada uma Rede Interior Virtual de visitação itinerante aos espaços patrimoniais dos municípios abrangidos, através de visitas com recurso à realidade aumentada.

"O objetivo será acrescentar uma valorização turística dos territórios da rede, oferecendo uma atividade alternativa às tradicionais formas de apresentação das visitas guiadas e encenadas, realizadas de forma presencial, permitindo ao turista a visita ao território de uma forma autónoma e 'fora de horas', o que torna a ação mais aliciante tendo em conta o atual contexto de pandemia e os aspetos de saúde pública", é referido.

O projeto cofinanciado pelo Centro2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, tem como entidade líder executora a ASTA -- Teatro e Outras Artes, e como entidades parceiras os municípios de Belmonte, Covilhã, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Manteigas e Seia.

Leia Também: 'Black Panther 2': Chadwick Boseman "não quereria que parássemos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório