Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Mamadou Ba e Sara Tavares assinam petição que pede nova versão de 'Soul'

Diversas personalidades da cultura e sociedade portuguesa assinaram hoje uma petição para uma nova versão portuguesa do filme da Disney "Soul", pedindo a entrada em cena de vozes negras que representem a "importância histórica" do momento.

Mamadou Ba e Sara Tavares assinam petição que pede nova versão de 'Soul'
Notícias ao Minuto

17:14 - 02/01/21 por Lusa

Cultura Filme

O filme está a gerar polémica pois tem um protagonista negro e a voz de atores negros na versão original mas, na versão portuguesa, a dobragem foi feita por atores brancos, nomeadamente por Jorge Mourato, que dá voz à personagem principal.

"Em Portugal, a Disney tratou este filme como mais um, não tendo o mesmo critério e ignorando a intenção original na escolha de atores exclusivamente afrodescendentes para dar voz aos personagens. Não está em causa o habitual bom trabalho em dobragens feitas em Portugal ou a qualidade dos atores da versão Portuguesa mas há aqui a expectativa de respeito pela intenção original e pelo que este representa historicamente: ser o primeiro filme de animação com um protagonista negro, interpretado por vozes negras", diz a petição hoje tornada pública.

O texto é assinado por sete personalidades: Ana Sofia Martins, Dino D´Santiago, Mamadou Ba, Mayra Andrade, Nástio Mosquito, Pedro Coquenão e Sara Tavares.

Os signatários sustentam que o filme tem o "propósito assumido de querer retratar a cultura musical e a comunidade afro-americana", sendo que "todo o processo foi muito rigoroso na escolha de argumentistas, equipe técnica e, claro, dos atores que dariam vida a este filme assumido como um manifesto contra a iniquidade na indústria do entretenimento".

E prosseguem: "Foram tidas em conta várias personalidades e académicos para assegurar que a diversa comunidade negra estivesse confortável com a representatividade da obra".

Às 16h00 de Lisboa, a petição tinha cerca de 250 assinaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório