Viena foi a cidade escolhida para acolher a 70.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que decorrerá em maio na Áustria. De fora, ficou Innsbruck, anunciou, esta quarta-feira, a União Europeia de Radiodifusão (UER).
Foi também anunciado que o evento irá acontecer entre os dias 12 e 16 de maio, sendo, como de habitual, dividido entre duas semifinais (12 e 14 de maio) e a Grande Final (16 de maio), no Wiener Stadthalle, o maior recinto coberto do país.
"Parabéns a Viena! A capital da Áustria será a anfitriã da Eurovisão pela terceira vez em 2026, quando receberá o 70.º concurso nos dias 12, 14 e 16 de maio", lê-se numa nota divulgada nas redes sociais.
Segundo a UER, a "capital da Áustria foi escolhida para receber as delegações das emissoras públicas participantes após um processo competitivo de candidatura das cidades, que analisou as instalações do local, a infraestrutura local e a capacidade de acomodar milhares de delegações visitantes, equipas, fãs e jornalistas de todo o mundo, entre outros critérios".
Sublinhe-se que esta é a terceira vez que Viena recebe o Festival Eurovisão da Canção. A primeira ocorreu em 1967, após a vitória de Udo Urgens com 'Merci Chérie', em 1966. Já a segunda ocorreu quase 50 anos depois, em 2015, após Conchita Wurst vencer com 'Rise Like a Phoenix' no ano anterior.
Citado num comunicado, Martin Green, diretor do Festival Eurovisão da Canção, afirmou que a UER "está entusiasmada com a escolha de Viena como cidade anfitriã do Festival Eurovisão da Canção 2026".
"A reputação de Viena como uma das cidades mais musicais do mundo e a sua localização no coração da Europa tornam-na a cidade anfitriã perfeita para o 70.º Festival Eurovisão da Canção", sublinhou, prometendo criar "uma celebração espetacular da música".
Já Roland Weißmann, diretor-geral da emissora estatal austríaca ORF, afirmou que "após uma análise minuciosa e com base numa avaliação unânime do júri, a ORF concluiu que a proposta de Viena não é apenas a mais atraente em termos de infraestrutura e logística, mas também em termos económicos".
Na mesma nota, o presidente da Câmara de Viena, Michael Ludwig, manifestou-se entusiasmado por receber novamente "um dos maiores eventos do mundo".
"Em Viena, podemos orgulhar-nos do facto de a nossa cidade ter sido selecionada como a cidade anfitriã mais adequada para um dos maiores eventos do mundo", destacou.
No total, nove cidades austríacas - Ebreichsdorf, Graz, Innsbruck, Oberwart, Viena, Sankt Pölten, Wels e Linz - manifestaram interesse em receber a Eurovisã, mas apenas Innsbruck e Viena avançaram para a fase final de candidatura.
A Áustria ganhou o 'direito' a receber o Festival Eurovisão de Canção, após a vitória de JJ com 'Wasted Love' na edição deste ano, no passado dia 17 de maio, em Basileia, na Suíça. A canção arrecadou um total de 436 pontos, combinados entre votos do júri e do público.
[Notícia atualizada às 07h53]
Leia Também: Ao som da Eurovisão, igreja sueca vai ser movida 5 km. Porquê? As imagens