Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Bibliotecas de Alcobaça e Pombal juntam-se na produção de viseiras

As bibliotecas municipais de Alcobaça e Pombal juntaram-se aos esforços de produção de viseiras protetoras, de modo a ajudar a equipar quem combate a pandemia de covid-19, avança a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB).

Bibliotecas de Alcobaça e Pombal juntam-se na produção de viseiras
Notícias ao Minuto

18:00 - 31/03/20 por Lusa

Cultura Coronavírus

Segundo informação da DGLAB, as duas bibliotecas públicas estão encerradas, tal como as suas restantes parceiras, mas "continuam a prestar serviço à comunidade", concretamente através da disponibilização de impressoras 3D para produção de viseiras protetoras

Para a DGLAB ambas as instituições configuram "exemplos de que as bibliotecas são muito mais do que livros", podendo "contribuir para a comunidade" com "recursos muito pouco tradicionais" nestes espaços. 

"As bibliotecas públicas reinventam-se em tempo de crise para dar resposta às necessidades", sublinha a DGLAB no seu portal.

As bibliotecas de Alcobaça e Pombal associaram-se ao Movimento Maker Portugal, para produção de viseiras necessárias a quem combate da pandemia na linha da frente, como profissionais de saúde, forças de segurança, pessoal da proteção civil e funcionários de lares. 

Em Pombal, acrescenta a mesma informação, foram já produzidas cerca de meia centena de unidades, distribuídas por instituições com carência deste tipo de material protetor.

Já em Alcobaça, a impressora disponibilizada pela biblioteca municipal tem capacidade para imprimir cinco a dez unidades por dia, avança a DGLAB.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 800 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 40 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 160 mortes, mais 20 do que na véspera (+14,3%), e 7.443 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.035 em relação a segunda-feira (+16,1%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório