Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Açores promove concertos, palestras e exercícios via Internet

Concertos, palestras, 'workshops' e exercícios físicos são algumas das propostas que a iniciativa "Açores em Casa" vai disponibilizr, através das redes sociais, a partir de segunda-feira, num projeto que já envolve cerca de 30 artistas das nove ilhas.

Açores promove concertos, palestras e exercícios via Internet
Notícias ao Minuto

18:21 - 19/03/20 por Lusa

Cultura Covid-19

A iniciativa "conta com a participação de artistas de Santa Maria ao Corvo", mas "o programa não é estanque", diz a organização, que apresenta esta iniciativa para ajudar os açorianos a enfrentar a pandemia da Covid-19.

"Todos os açorianos podem participar com o seu saber ou com a sua arte", explicou hoje à agência Lusa Patrícia Leite, diretora da Fábrica de Espetáculos, entidade que promove a iniciativa.

Segundo a responsável, o "Açores em Casa" inspirou-se na iniciativa nacional @FestivalEuFicoEmCasa, que tem promovido concertos na rede social Instagram de modo a sensibilizar as pessoas a ficar em casa para prevenir a propagação da Covid-19.

"Consideramos que poderíamos dar um toque especial, por forma a termos mais assuntos que não apenas a música para distrair e instruir todos aqueles que estão por casa, e para chegarmos a vários nichos", referiu Patrícia Leite.

Durante os seis dias desta iniciativa, "todos são convidados a assistir de forma gratuita" às iniciativas, quer no Facebook ou Instagram dos participantes, mas também através de uma página Facebook criada para o evento.

Exercicio físico, maquilhagem, yoga, humor, nutrição, moda, música ao vivo com DJs e consultoria de imagem, são algumas das áreas que a iniciativa, sem fins lucrativos, disponibiliza a partir da próxima segunda-feira, a partir das 15:00 locais (16:00 em Lisboa) e ainda à noite a partir das 22:00.

"Todos são artistas à sua maneira. Temos atletas ligados a ginásios que vão dar aulas de educação física em 'streaming' através do Facebook ou do Instagram. Vamos ter algumas conversas sobre postura, agora que estamos em casa muito tempo. É importante falar sobre a situação. Para as mães, vamos falar sobre alimentação. Abordaremos o bem-estar psicológico. E teremos alguns momentos de humor para animar aqueles que estão por casa", realçou a diretora da Fábrica de Espectáculos.

Patrícia Leite referiu ainda que "os horários são adequados para que as pessoas possam também assistir aos períodos noticiosos tanto na rádio como na televisão".

"Escolhemos este período para desenvolver estas iniciativas e entrarmos em casa dos açorianos e não só, já que os eventos serão transmitidos através da Internet", disse.

Hoje, a Autoridade de Saúde dos Açores informou que existe um caso positivo de Covid-19 na ilha do Faial, o terceiro registado na região, depois de um caso na ilha Terceira e outro na ilha de São Jorge.

No Faial, o caso positivo é de uma mulher, de 24 anos, que "apresenta situação clínica estável e está no domicílio".

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 220 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.900 morreram.

Das pessoas infetadas, mais de 85.500 recuperaram da doença.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se já por 176 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje o número de casos confirmados de infeção para 785, mais 143 do que na quarta-feira. O número de mortos no país subiu para três.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório