Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Governo cria grupo de trabalho para acessibilidade e inclusão em museus

O Governo criou um grupo de trabalho para desenvolver uma 'Estratégia Nacional de Promoção da Acessibilidade e da Inclusão' para os museus, monumentos e palácios na alçada da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) e das direções regionais de Cultura.

Governo cria grupo de trabalho para acessibilidade e inclusão em museus
Notícias ao Minuto

12:22 - 14/02/20 por Lusa

Cultura DGPC

Num despacho conjunto dos ministérios da Cultura e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, hoje publicado em Diário da República, o agora criado grupo de trabalho deverá "definir boas práticas de acessibilidade universal e inclusão nos museus, monumentos e palácios sob dependência da DGPC e das direções regionais de Cultura" e "avaliar e propor iniciativas destinadas a disseminar soluções e boas práticas de acessibilidade universal e inclusão".

Adicionalmente, pretende-se que contribua para "a preparação técnica dos profissionais da cultura em questões de acesso, de forma a promover a mudança" e que avalie e proponha iniciativas "destinadas a garantir o cumprimento da legislação nacional no âmbito da acessibilidade, nos vários domínios".

O grupo de trabalho é coordenado pelo gabinete da secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, e composto pela secretaria de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, pela DGPC, pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e pelas quatro direções regionais de Cultura do continente (Norte, Centro, Alentejo e Algarve).

O grupo de trabalho tem de apresentar um relatório final até 30 de setembro, para além de um documento intercalar até 11 de maio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório