Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

'Curtas de Papel, Osso e Fel' a estrear no Teatro do Bairro

Os 'Contos do Gin-tonic', de Mário Henrique-Leiria, e textos de autores como o norte-americano Edward Gorey foram ponto de partida para o novo espetáculo de A Tarumba, a estrear na quarta-feira, no Teatro do Bairro, em Lisboa.

'Curtas de Papel, Osso e Fel' a estrear no Teatro do Bairro
Notícias ao Minuto

22:00 - 11/02/20 por Lusa

Cultura Teatro do Bairro

'Curtas de Papel, Osso e Fel' é o nome do espetáculo para adultos que A Tarumba - Teatro de Marionetas apresenta, de quarta-feira a domingo, naquela sala, em Lisboa, que integra também canções de músicos como Nick Cave, Elvis Presley e Johnny Cash, acrescentou à agência Lusa Luís Vieira, um dos atores-manipuladores do espetáculo.

Histórias que "entrecruzam o universo" de pequenos contos insólitos sobre o amor e a morte", "cheias de humor negro, que narram situações surreais ou bizarras", frisou, sustentando tratarem-de de "pequenos momentos que podem mudar completamente a vida de uma pessoa".

É o caso de Mário-Henrique Leiria (1923-1980), autor de 'Contos do Gin-tonic', do humor e o absurdo dos seus relatos, e do humor, do absurdo e, por vezes, do macabro, de Edward Gorey (1925-2000), autor de contos como 'O Casal Execrável' e 'A Bicicleta Epipléctica'.

Segundo Luís Vieira, as histórias contadas no espetáculo inspiram-se "nas baladas de morte", um "género musical" que fala de paixão e de morte e que "antigamente era usado para despertar uma certa consciência social e moral sobre uma ideia de mal ou de desgraça", acrescentou.

As histórias narradas em 'Curtas de Papel, Osso e Fel' são construídas a partir de vários dispositivos cénicos e de vários tipos de marionetas, desde "os panoramas" -- que eram antigas formas de contar histórias --, a conjuntos de imagens, sinais gráficos, ilustrações e desenhos, até "figuras de papel articuladas", razão por que a palavra papel aparece no título.

Em outubro, 'Curtas de Papel, Osso e Fel' será representado num festival na Noruega, disse Luís Vieira.

Apesar de se tratar de um espetáculo com marionetas, destina-se ao público adulto e assenta "num universo e estética contemporâneos e algo surrealista", indicou.

"Um espetáculo que nos faz refletir sobre a fragilidade da vida" e que, "de forma muito bela, vai contando histórias, por vezes, não tão belas", indicou Luís Viera, um dos atores/manipuladores de marionetas.

'Curtas de Papel, Osso e Fel' fala sobre o isolamento e a humanidade, num espetáculo através "de humor negro, com um toque de 'kitsch' e com um universo muito 'gore'", concluiu.

No Teatro do Bairro, 'Curtas de Papel, Osso e Fel' terá cinco representações, com quatro de quarta-feira a sábado, às 21h30, e, a quinta, no domingo, às 17h00.

A encenar e a construir o espetáculo estão os atores-manipuladores Luís Vieira e Rute Ribeiro, tendo esta adaptado os textos.

A sonoplastia é de Miguel Lucas Mendes, os dispositivos luminosos, de Zé Rui e, a operação de luz e som, de Rui Castro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório