A comédia negra de Bong Joon-ho venceu na principal categoria, melhor elenco, para a qual estavam indicados 'O Irlandês', de Martin Scorsese, 'Era uma vez... em Hollywood', de Quentin Tarantino, 'O Escândalo', de Jay Roach, e 'Jojo Rabbit', de Taika Waititi.
"Muito obrigado. É uma grande honra. Apesar do título 'Parasitas', esta história é sobre coexistência e como podemos viver todos juntos", disse o ator Song Kang-ho.
'Parasite', que no ano passado venceu a Palma de Ouro no festival de Cannes, tornou-se o primeiro filme em língua não inglesa a vencer o prémio máximo do Sindicato dos Atores dos EUA.
O filme, que reflete sobre a desigualdade e os efeitos nocivos do capitalismo, passou pelas telas como um 'furacão' e conta com seis nomeações para os Óscares, incluindo melhor filme e melhor realizador.
A 26.ª edição dos prémios SAG, realizada em Los Angeles (EUA), certificou também Joaquin Phoenix ('Joker') e Renée Zellweger ("Judy") como favoritos ao Óscar de melhor ator e melhor atriz, respetivamente.
Phoenix elogiou Leonardo DiCaprio e Christian Bale, nomeados para a mesma categoria, e lembrou em palco o falecido ator Heath Ledger, que também interpretou a personagem 'Joker': "Estou aqui por causa do meu ator favorito, Heath Ledger", disse.
Laura Dern ('História de um Casamento') e Brad Pitt ('Era uma vez em... Hollywood') foram distinguidos como melhores atores secundários.
No campo da televisão, 'The Crown' venceu o melhor elenco em série dramática e Peter Dinklage, com 'Game of Thrones', e Jennifer Aniston, com The Morning Show, foram distinguidos como melhores atores.
Phoebe Waller-Bridge, aclamada por 'Fleabag', arrecadou o prémio de melhor atriz de comédia.
O prémio de carreira foi entregue este ano a Robert De Niro, de 76 anos, que recebeu a distinção pelas mãos de Leonardo Dicaprio.