Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Artistas ICY e SOT deixam em Lisboa bandeira europeia de intervenção

A obra 'EU Flag' dos artistas iranianos ICY e SOT, um "comentário à crise dos refugiados" que consiste numa representação da bandeira União Europeia com as estrelas em arame farpado, é instalada hoje em Lisboa, junto ao rio Tejo.

Artistas ICY e SOT deixam em Lisboa bandeira europeia de intervenção
Notícias ao Minuto

16:30 - 07/01/20 por Lusa

Cultura EU Flag

A obra, produzida durante a passagem dos artistas por Lisboa, no ano passado, será instalada hoje à tarde entre o Cais do Sodré e a Ribeira das Naus, anunciou a plataforma Underdogs, responsável pela vinda de ICY e SOT a Lisboa, onde em maio inauguraram uma exposição.

Na altura da inauguração de 'Faces of Society', em declarações à Lusa, os artistas revelaram que a obra hoje instalada, "uma ideia simples", como a maior parte do trabalho da dupla, é um "comentário à crise dos refugiados": uma bandeira da União Europeia "feita em rede de arame e com as estrelas de arame farpado".

"Eles precisam de mais ajuda do que a que estão a receber. Há muita gente a chegar, a fugir da guerra e de outros perigos, deixam a família, estão só a pedir ajuda, e às vezes ficam anos a viver em campos [de refugiados], são seres humanos, a pedir ajuda, precisam de ser mais bem tratados", defendeu SOT na altura.

Embora a peça tenha sido feita em Portugal, o artista ressalvou que o tema "não é específico sobre Portugal, é sobre toda a Europa".

ICY e SOT, irmãos nascidos em 1991 e 1985, respetivamente, em Tabriz, no Irão, e atualmente a residir em Nova Iorque, intitulam-se "ativistas e artistas", porque, desde que começaram, em 2006, tentam "abordar assuntos e passar mensagens" através da arte.

Na exposição 'Faces of Society', que esteve patente na galeria Underdogs entre 24 de maio e 15 de junho do ano passado, mostraram trabalhos novos nos quais abordam temas como o trabalho, o capitalismo e a igualdade.

A peça 'EU Flag' integra o Programa de Arte Pública da Underdogs, que conta com a parceria da Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa e da Administração do Porto de Lisboa.

A Underdogs é uma plataforma cultural, fundada pela francesa Pauline Foessel e pelo português Alexandre Farto (Vhils), que se divide entre arte pública, com pinturas nas paredes da cidade, exposições dentro de portas (no n.º 56 da Rua Fernando Palha) e a produção de edições artísticas originais.

A plataforma começou em 2015 a organizar visitas guiadas de Arte Urbana em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório