Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Fado Bicha lançam single ‘Lila Fadista’ já na próxima sexta-feira

Este é o primeiro single do álbum ‘OCUPAÇÃO’, o primeiro da banda e que sai a meados de 2020.

Fado Bicha lançam single ‘Lila Fadista’ já na próxima sexta-feira
Notícias ao Minuto

22:52 - 04/12/19 por Notícias Ao Minuto

Cultura Fado Bicha

O duo Fado Bicha, constituído por Lila Fadista e João Caçador, vai lançar na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro, a música ‘Lila Fadista’ e o respetivo videoclipe.

‘Lila Fadista’ será o primeiro single do álbumOCUPAÇÃO’, o primeiro LP da banda, que sai a meados de 2020, com produção de Moullinex.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, os músicos explicam que o título do álbum remete para a premissa básica do seu trabalho, isto é, “a criação e exploração de um espaço artístico que não existia e que tem feito com que expandam as fronteiras do que pode ser sentido e entendido como fado para novos territórios temáticos, líricos e musicais”.

Já o single ‘Lila Fadista’, conta a dupla, “é uma adaptação do fado clássico ‘Júlia Florista’, de Leonel Vilar e Joaquim Pimentel, e representa o que podemos esperar desta ocupação: referências diretas ao património do fado (nas melodias, na forma de cantar, na substância lírica do que é apresentado) e experimentação despudorada de novas camadas, com a pegada forte da eletrónica de Moullinex. Tudo cozido no caldo queer que o nome da banda apresenta como bandeira”.

Depois de passagens por Bélgica, Luxemburgo e Reino Unido, o Fado Bicha encontra-se pela primeira vez, em turné no Brasil, tendo já feito um concerto em Belo Horizonte e sendo um dos cinco nomes escolhidos pela MIL para representar a nova música portuguesa na SIM, a maior feira internacional de música da América Latina, em São Paulo. A dupla vai ainda atuar, durante a turné, no Rio de Janeiro.

E é mesmo a partir do Brasil que será lançado este videoclipe, “em que os dois músicos dão vida a uma série de cenários oníricos, por eles concebidos, que representam vivências associadas à experiência de um corpo e um desejo marcados pela rejeição e pela vergonha”.

O videoclipe da canção foi realizado por Tiago Leão e foi possibilitado pelos apoios recebidos na campanha de crowdfunding que a banda iniciou há cerca de um mês e que continua ativa até ao próximo dia 10 de dezembro (‘Mais Fado Mais Bicha’).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório