Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

'Templários em Portugal'. Preparado para 'embarcar' nesta viagem?

O livro da historiadora Paula Pinto Costa chega às livrarias esta quarta-feira, 20 de novembro.

'Templários em Portugal'. Preparado para 'embarcar' nesta viagem?
Notícias ao Minuto

16:30 - 19/11/19 por Filipa Matias Pereira

Cultura Livro

Certamente que se recordará da presença dos Templários em Portugal. A Ordem do Templo, refira-se, existiu durante quase 200 anos (1119/20-1312), mas a curiosidade sobre esta realidade e sobre os seus cavaleiros excede esse limite temporal. Identifica-se nesta afirmação? Então este livro é para si.

Falamos de 'Templários em Portugal - Homens de religião de guerra', o livro da historiadora Paula Pinto Costa que tem a chancela da Manuscrito e que vai ser lançado no dia 29 de novembro, pelas 18h30, na Fnac do Norteshopping.

Como detalha o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "homens de religião e de guerra", os templários "aliavam à vida de oração a arte militar, em particular a guerra defensiva com o propósito de proteger os lugares sagrados da Terra Santa e os peregrinos vindos das mais longínquas terras europeias".

Estes cavaleiros eram "apoiados pelo Papa e pelas principais monarquias da época" e, além disso, "ganharam respeito e prestígio e viram recompensada a sua bravura militar com a concessão de propriedades e benesses que levaram a um poder crescente da Ordem".

Notícias ao MinutoLivro tem o preço recomendado de 16,50 euros © Manuscrito

A autora é também professora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, na obra que estará à venda já a partir desta quarta-feira, revela uma "investigação apurada sobre a presença dos Templários em Portugal".

Para além das imagens estereotipadas, "das lendas e dos mitos, este livro traça a história desta ordem da Idade Média desde a sua fundação até ao processo de desacreditação e ao seu desaparecimento abrupto no início do século XIV". Preparado para 'embarcar' nesta viagem?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório