Dança Paralelo nos Açores conta com espetáculos 'Farde-Moi' e 'Uníssono'

Os espetáculos 'Uníssono - Composição para cinco bailarinos' e 'Farde-Moi' são os primeiros anúncios do Paralelo - Festival de Dança, que acontece em Ponta Delgada de 27 a 29 de setembro e de 3 a 5 de outubro.

Festival das Vacas Felizes sorteia uma viagem aos Açores todas as semanas

© iStock

Lusa
21/06/2019 13:00 ‧ 21/06/2019 por Lusa

Cultura

Ponta Delgada

 

Pela programação da segunda edição do festival vão passar, no dia 28 de setembro, o espetáculo de dança contemporânea 'Uníssono - Composição para cinco bailarinos', do coreógrafo português Victor Hugo Pontes, e ainda 'Farde-Moi', um espetáculo da companhia franco-italiana MF, agendado para dia 4 de outubro, ambos no Teatro Micaelense, revelou à agência Lusa a organização do evento.

Em 'Uníssono - Composição para cinco bailarinos', Victor Hugo Pontes mostra que "nenhum objeto artístico e´ distinguível das pessoas que o compõem, e que qualquer ocorrência artística e´ essencialmente única", explica a sinopse do espetáculo.

Também concebida para cinco intérpretes, a peça de dança contemporânea e teatro físico 'Farde-Moi' explora o tema da identidade, na sociedade de hoje.

O festival é organizado pelo Núcleo de Artes Performativas 37.25 e terá uma programação que "vai muito para além do Núcleo", com uma instalação de vídeo-dança, que reflete o trabalho do coletivo, avançou à Lusa Catarina Medeiros, bailarina e coorganizadora do certame.

Numa vertente formativa, o Paralelo propõe "as danças mais técnicas, como o contemporâneo, as improvisações, as danças urbanas e, depois, com as danças mais sociais, mais tradicionais, danças de paz, danças de salão", entre outras.

"Esta é a grande diferença deste festival. É que pretende que o público participe também nas atividades e que não veja a dança só como uma coisa que acontece no palco e o público sentado na plateia, mas que possa participar e aprender sobre o que é o processo de aprender dança", afirmou a bailarina.

As aulas serão dadas por formadores convidados e terão "dois níveis, nas aulas mais técnicas", com vista a permitir "valorizar quem pratica dança mais regularmente", sem deixarem de ser "abertas a qualquer pessoa que queira experimentar".

O Paralelo - Festival de Dança segue para a segunda edição, depois de, em 2017, ter promovido em Ponta Delgada iniciativas como a 'Black Sand Box', um jogo de improvisação numa pista de skate, pelo núcleo 37.25, espetáculos e várias aulas de dança.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas