Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Festival Ilustração à Vista monta andaime de quatro andares em Ílhavo

Um andaime de quatro andares vai ser erigido na praça da Casa da Cultura de Ílhavo, para construir o espetáculo 'La Tortue de Gauguin' pela companhia francesa Lucamoros, no âmbito do festival Ilustração à Vista.

Festival Ilustração à Vista monta andaime de quatro andares em Ílhavo
Notícias ao Minuto

15:30 - 30/04/19 por Lusa

Cultura Iniciativa

De quinta a domingo, o Município de Ílhavo mostra a ilustração em "distintas e até improváveis" expressões artísticas, através do festival organizado pelo projeto cultural 23 Milhas.

O andaime de 'La Tortue de Gauguin' é uma das "fachadas" da terceira edição do Ilustração à Vista, que condensa em torno da ilustração um conjunto de exposições, oficinas, teatro e teatro de rua, dança, performances diversas, música e concertos.

"Tudo se conjuga em torno da ilustração como representação de paisagens que podem ser abstratas ou figurativas. Há países dançados, andaimes poéticos e espetáculos construídos pelo próprio público. Não é só uma questão de ver, é uma questão de ir ao encontro", refere um texto da organização, alusivo ao festival, cujas atividades, na maioria gratuitas, se repartem entre Ílhavo e a Gafanha da Nazaré.

A edição deste ano é marcada por "três estreias nacionais, duas estreias absolutas e dois concertos únicos orientados para a fusão da ilustração com a música".

Uma das estreias nacionais é a do novo espetáculo de Rafael Alvarez, "Na Onda de Distância", que já passou pelo Japão, e onde se junta à bailarina Yuta Ishikawa.

Júlio Resende apresenta o seu espetáculo "Cinderella Cyborg", num concerto em que conta com o contributo da "Imagem e movimento", de Nuno Barbosa, realizador de dois dos seus 'videoclips'.

Os Orelha Negra comemoram dez anos num espetáculo em que a experiência é exponenciada pela imagem, e Gustavo Ciríaco estreia o seu novo trabalho, "Entre Cães e Lobo".

De Itália chega a companhia de teatro Stalker, que leva a Ílhavo os espetáculos 'Steli' e 'Prospero', sendo o último uma nova criação em estreia.

"O Ilustração à Vista cumpre o objetivo de criar espaço público, promover experiências improváveis em lugares comuns e encorajar a comunidade a pensar o seu papel no território", salientam os organizadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório