Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Um piquenique musical? Sim e é já no próximo fim de semana

A iniciativa é da 'Música Portuguesa A Gostar Dela Própria' e o piquenique está marcado para o dia 7 de abril, pelas 11h, no Parque da Cidade, em Viana do Castelo.

Um piquenique musical? Sim e é já no próximo fim de semana
Notícias ao Minuto

22:32 - 04/04/19 por Filipa Matias Pereira

Cultura Viana do Castelo

Já tem planos para o próximo fim de semana? E se lhe propuséssemos um piquenique musical? O primeiro foi realizado em janeiro de 2018, em Monforte da Beira, e o próximo já tem data marcada. Irá realizar-se no dia 7 de abril, pelas 11h, no Parque da Cidade, em Viana do Castelo.

A iniciativa é da 'Música Portuguesa A Gostar Dela Própria' - um espólio audiovisual - e tinha como objetivo, na primeira edição, "escolher um local fora dos grandes centros urbanos, convidar as pessoas a deslocarem-se até lá, trazendo cada uma o seu farnel, e o seu instrumento musical e partilhar as duas coisas: a música e a comida".

Considera a organização, em comunicado enviado às redações, que o "resultado foi excelente". Numa aldeia de 300 habitantes, juntaram-se mais de 800 pessoas que cantaram e dançaram.

O foco primordial deste projeto é "lembrar-nos sempre de que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo. E que com isso é possível criar um outro modelo social, que é aquilo que os piqueniques propõem: juntar as pessoas, para estarem juntas, a partilhar um espaço umas com as outras, onde podem ser o que quiserem e tocar e cantar o que quiserem, sem palcos ou sistema de som, hierarquias musicais ou sociais. O importante é mesmo a partilha e a escuta".

O mentor e diretor deste projeto é Tiago Pereira, radialista e visualista. O também documentista tem-se tornado "um ativista, defensor da memória coletiva e tradição oral, realizando filmes, séries documentais, programas de rádio, programação musical e de eventos sobre o tema da cultura popular", pode ainda ler-se. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório