Meteorologia

  • 19 ABRIL 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

Susana Travassos apresenta em Lagoa o álbum 'Pássaro Palavra'

A cantora Susana Travassos apresenta na próxima sexta-feira, em Lagoa, no Algarve, o seu mais recente álbum 'Pássaro Palavra', que representa "uma viragem" na sua música.

Susana Travassos apresenta em Lagoa o álbum 'Pássaro Palavra'
Notícias ao Minuto

13:34 - 06/03/19 por Lusa

Cultura Música

O novo álbum de Susana Travassos marca "uma viragem" na sua música, abordando temas sociais que "têm de ser falados", como a violência doméstica, disse a intérprete à agência Lusa.

'Não Doeu', uma das canções do alinhamento do CD, aborda um tema mediático e atual, a violência doméstica. Luísa Sobral, autora da música e da letra, tinha prometido há cinco anos fazer uma canção para Susana Travassos, "mas sem especificar qualquer temática".

Susana Travassos ficou surpreendida, dado a "delicadeza da questão". "Logo ao início fiquei apreensiva, pois não é um tema fácil de se cantar, de se vestir a pele, mas achei muito pertinente, e a canção, aos poucos, foi-se revelando, e fui encontrando uma maneira de abordar o tema - que é muito complicado -, que não fosse uma agressão às pessoas, essa foi a grande preocupação", contou.

Em declarações à Lusa, Susana Travassos afirmou: "Houve uma viragem na minha música, comecei a cantar questões que considero necessárias na sociedade, não só sobre a própria história, como cantar sobre o que se passa à nossa volta, e dar voz a problemáticas que precisam ser faladas e discutidas".

A cantora e compositora citou a canção que abre o CD, 'Luz da Madrugada' (Fred Martins e Ana Terra), que "fala sobre as desigualdades sociais, a pobreza e a liberdade de expressão que está em risco".

O título do álbum, 'Pássaro Palavra', "não é por acaso", sublinhou, referindo que a ideia "é levar a palavra tão longe e quanto os pássaros são capazes de ir livremente".

A apresentação no Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, faz parte da programação do Dia Internacional da Mulher, partilhando o palco com os músicos Martin Sued (bandoneón) , Jow Ferreira (guitarra), Hugo Fernandes (violoncelo), Bruno Silva (viola), Maria João Matos (violino), Francesco Valente (contrabaixo), Giovanni Barbieri (piano) e Sebastian Scheriff (percussão).

O CD é constituído por dez temas, um deles com letra e música de Susana Travassos, 'Meu Pai', e dois temas cantados em espanhol, 'Mi Gitanito', da compositora e autora espanhola Mili Vizcaíno, atualmente a residir em Lisboa, e o tango 'Naranjo en Flor', dos irmãos Virgílio e Homero Expósito.

Susana Travassos assina ainda a letra de 'Luísa', com música de Marcos Frederico, e a de 'Asas de Água', que Alisson Menezes musicou.

"Este é um CD em que os afetos primordiais têm um lugar muito especial, é um disco de regresso, e não foi por acaso que o fui gravar a Buenos Aires, pois o meu avô cantava tangos e era um apaixonado por Carlos Gardel", disse a cantora à Lusa.

A intérprete reconheceu as referências musicais brasileiras, reflexo de dez anos em que viveu e atuou no Brasil, tendo gravado um CD com Chico Saraiva, que intitulou 'Tejo e Tietê', os dois rios que banham, respetivamente, Lisboa e a cidade de S. Paulo.

"A música popular brasileira, de certa forma, ficou entranhada em mim, pois grande parte da minha formação como cantora, nos últimos dez anos, foi no Brasil, onde contactei com grandes compositores e instrumentistas", disse à Lusa Susana Travassos, afirmando em seguida: "Neste CD tinha a intenção de me desviar da canção popular brasileira, ainda assim, acho que não consigo já", afirmou.

A intérprete destacou os temas 'Luísa' e 'Meu Pai', dedicados aos pais, realçando a importância da família: "É a nossa casa", uma casa "que quando estamos longe acaba por ficar dentro de nós", disse.

Outro tema que referenciou foi 'Mi Gitanito', que relacionou com a sua origem raiana, sendo natural de Vila Real de Santo António, no Algarve, e pelo facto de ter antepassados andaluzes.

'Valsa para 3', com música e letra de Chico Pinheiro, é outro destaque que faz do seu álbum. Da cantora e compositora norte-americana Melody Gardot, gravou, em inglês, 'Saudade'.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório