Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Bordalo II inaugura em França exposição simbólica sobre Acordo de Paris

A exposição 'Acordo de Paris', de Bordalo II, reúne 30 obras do artista português na capital francesa, com diversos tipos de plástico, encontrados no lixo, para criar animais em vias de extinção e alertar para problemas de sustentabilidade do planeta.

Bordalo II inaugura em França exposição simbólica sobre Acordo de Paris
Notícias ao Minuto

17:15 - 22/01/19 por Lusa

Cultura Arte

"O 'Acordo de Paris' ['Accord de Paris'] como nome da exposição é simbólico porque, para além dos temas abordados no Acordo de Paris, há mais uma série de coisas que têm de ser alteradas, legisladas e precisam de ter metas para continuarmos a viver num planeta sustentável. Eu já nem falo dos animais. Se pensarmos de uma forma egoísta, os humanos têm de pensar na sua casa. Só temos este sítio para viver. Fazer uma exposição sobre este tema em Paris faz todo o sentido", disse Artur Bordalo, conhecido como Bordalo II, em declarações à Lusa, durante uma visita exclusiva para a imprensa.

A exposição vai ser inaugurada no dia 26 de janeiro, terminando no dia 2 de março. Sendo uma das maiores mostras do artista português, Bordalo II considera que tem a particularidade de ser realizada "num espaço menos convencional", no coração de uma zonas mais recentes da capital francesa, junto à biblioteca François Miterrand - o espaço que está em bruto, será convertido daqui a uns meses num supermercado - algo que o artista considera "contraditório" e "fantástico", já que o seu trabalho se concentra na problemática "economia versus natureza".

Ver esta publicação no Instagram

ACCORD de PARIS opening at 26th Jan, 14h with GALERIE MATHGOTH 10-12, Avenue de France, 75013 Paris Contact: [email protected] . @moullinex  Miguel Portelinha #bordaloii #accorddeparis #graffitiartmagazine #paris #countdown

Uma publicação partilhada por BORDALO II (@b0rdalo_ii) a 18 de Jan, 2019 às 1:37 PST

O artista desenvolveu 30 obras que representam animais em vias de extinção, feitos a partir de plásticos encontrados no lixo e na rua. Algumas obras são metade realistas, mostrando os animais com as suas cores naturais - com peluches deitados ao lixo a servir de pêlos - ou feitos inteiramente de plásticos coloridos. O português instalou também um lémure e uma coruja, com a mesma técnica, em ruas adjacentes à exposição.

Há ainda uma série de obras críticas da sociedade atual, onde Bordalo II utilizou lixo tecnológico como telemóveis ou teclados de computadores, para mostrar como os humanos estão demasiado ligados à tecnologia e afastados da natureza.

"Temos de pensar em deixar de produzir tanto, deixar de consumir tanto e nisto as grandes marcas têm uma grande responsabilidade", apontou Bordalo II, que se identifica como um ativista.

"Uma das coisas mais importantes para mim é que o meu trabalho não caia no superficial, mas que tenha sempre algo a dizer com uma componente educativa forte e uma parte social e política presente. Se as pessoas veem as minhas obras, é importante que não seja apenas bonito, mas que tenha uma parte que contribua para uma mudança", acrescentou.

A exposição foi organizada pela galeria Mathgoth - especializada em arte urbana -, que representa o artista em Paris.

Mathilde Jourdain, diretora da galeria, disse à Lusa que as obras já estão a despertar o interesse de compradores em França. "Já temos contactos com muito interesse nas peças do Bordalo II. Na exposição coletiva que fizemos no ano passado, tínhamos uma peça dele, vendemo-la e podíamos tê-la vendido várias vezes. E o interesse não é só de colecionadores de arte urbana, mas o seu público é muito grande, e há também colecionadores de arte contemporânea que estão interessados", afirmou a diretora da galeria, em declarações à Agência Lusa.

A entrada nesta exposição é gratuita, mas todas as obras do artista português estão à venda. Os valores oscilam entre os 2.500 e os 25.000 euros, embora Bordalo II reforce que esse não é o objetivo da exposição.

"A parte económica da exposição não é o que é mais relevante. Pretendo que o meu trabalho tenha algo a dizer e, por exemplo, chegar aos miúdos é o meu foco e o que mais me interessa neste momento", revelou o artista português.

Neste sentido, as manhãs da exposição estão reservadas a escolas e colégios parisienses, assim como a própria exposição está adaptada às crianças, com as obras a serem estrategicamente posicionadas de forma a serem acessíveis aos mais pequenos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório