Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

'Janela indiscreta', sobre cinema e estrelas de Hollywood, passa a livro

O livro 'Janela Indiscreta -- O Que Dizem as Estrelas', que compila factos e curiosidades recolhidos ao longo de 30 anos de entrevistas de Mário Augusto a estrelas de cinema, é um dos destaques da Bertrand para este ano.

'Janela indiscreta', sobre cinema e estrelas de Hollywood, passa a livro
Notícias ao Minuto

18:20 - 02/01/19 por Lusa

Cultura Bertrand

Numa altura em que o magazine 'Janela indiscreta' foi distinguido pela Sociedade Portuguesa de Autores como o melhor programa de entretenimento cultural da televisão portuguesa, em 2018, a Bertrand prepara-se para publicar, a 15 de fevereiro, um livro com o mesmo nome, assinalando 30 anos de entrevistas com as estrelas de cinema de Hollywood.

Estas conversas à volta do mundo do cinema - que tomam por nome o título do filme de Alfred Hitchcok - resultam numa compilação de factos e curiosidades recolhidas ao longo do tempo, com algumas das mais cintilantes estrelas da sétima arte, explica a editora.

Ao todo, são 25 entrevistados, cujo crescimento pessoal e profissional, Mário Augusto viu desenrolar à frente dos olhos, à medida que o próprio fazia o seu percurso profissional.

De Al Pacino a Woody Allen, passando por Charlize Theron e Julia Roberts, este é um livro que faz a ponte entre o espetador e os bastidores, o livro que aproxima os fãs dos seus ídolos, acrescenta a Bertrand.

Entre as novidades para o primeiro trimestre, conta-se também o romance de estreia de um escritor italiano de origem angolana, que ainda antes de ser impresso já era um sucesso na Internet, e que chega a Portugal em janeiro.

'Lá Fora Chove, Cá Dentro Também. Passo Aí a Apanhar-te?', de António Dikele Distefano, é o reflexo do património cultural do autor, contado de forma meio autobiográfica, meio ficcionada, em fragmentos com momentos singulares, como canções que, em conjunto, formam a banda sonora de uma vida, refere a editora.

'A Piscina', de Libby Page, é outra das novidades de fevereiro, um romance "que capta a essência e o espírito de uma comunidade através de gerações".

Todo o enredo gira em torno de uma piscina, que uma das personagens, com 86 anos, sempre frequentou desde a inauguração, e que se vê ameaçada por um projeto que irá transformar aquele espaço de memórias num complexo de apartamentos.

'Miguelistas e Liberais' junta-se às novidades de fevereiro, num livro em que o autor Ron B. Thomson apresenta um "retrato profundo e raro" sobre um dos mais tumultuosos episódios da história portuguesa: a Guerra Civil, também conhecida por Guerra dos Dois Irmãos, travada entre absolutistas e liberais, que colocou D. Miguel e D. Pedro, em campos adversários.

Nesta obra, o historiador e professor universitário, que reside entre Portugal e o Canadá, demonstra como o liberalismo em Portugal foi um fenómeno urbano, de elite, esclarece as razões para o seu fracasso e explica como foi possível aos liberais ganharem a guerra, mas perderem o povo.

O mês de março traz 'Teresa do Outro Lado do Espelho', um livro sobre a luta contra a anorexia, travada durante dez anos pela autora, Teresa Procopiak.

"Escrevi sobre os meus internamentos, sobre o que sentia e como consegui superar o problema. Tudo começou quando tinha 15 anos, e coincidiu com o período em que os meus pais se estavam a divorciar. De um momento para o outro, deixei de querer comer. E com os anos isso tornou-se uma obsessão. Sofri com essa doença até aos 24 anos e cheguei a pesar 32 quilos, com 1,84 metros. Quase morri por diversas vezes", contou a autora numa entrevista à comunicação social.

Outra novidade que a Bertrand reserva para março é a reedição, onze anos depois, do primeiro volume da série 'A Roda do Tempo', com o título 'O Olho do Mundo', de Robert Jordan, autor de culto da fantasia épica americana, adianta a editora.

"Um livro fantástico, em que vários universos se misturam, desde os contos de fadas, aos mitos celtas e mundos inventados", acrescenta, destacando que todos os livros da série 'A Roda do Tempo' atingiram o top de vendas do New York Times.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório