Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Obras de Roy Lichtenstein em exposição no Centro Colombo em Lisboa

Uma exposição com 41 obras do pintor norte-americano Roy Lichtenstein, desde arte pop, paisagens e cartazes, vai ser hoje inaugurada no Centro Comercial Colombo, em Lisboa, no âmbito de um projeto de divulgação artística, anunciou a organização.

Obras de Roy Lichtenstein em exposição no Centro Colombo em Lisboa
Notícias ao Minuto

11:09 - 19/06/18 por Lusa

Cultura Artistas

'Roy Lichtenstein e a Pop Art' dá título à nova exposição apresentada no âmbito da 8.ª edição do projeto 'A Arte chegou ao Colombo', e tem inauguração oficial marcada para as 11:00, podendo ser visitada pelo público a partir dessa hora.

As obras de Roy Lichtenstein (1923-1997) serão mostradas em quatro secções organizadas cronologicamente: 'Pop', 'Paisagens', 'Homenagens' e 'Cartazes'.

Um dos criadores do movimento Pop Art, Roy Lichtenstein, transformou imagens da cultura popular e de massas provenientes da publicidade, da banda desenhada e do quotidiano.

'Crying Girl', 'Whaam!' e 'As I Opened Fire' são alguns dos trabalhos mais emblemáticos do espólio do artista, que vão poder ser vistos até setembro, no Centro Comercial Colombo.

Influenciado pela cultura de massas e pela emergente sociedade de consumo, Roy Lichtenstein foi um dos artistas mais inovadores da segunda metade do século XX, tendo atingido o maior reconhecimento na década de 1960.

As suas obras constam no 'top' das mais valiosas vendidas em leilões de arte em todo o mundo, tendo o seu recorde atingido os 165 milhões de dólares, com a obra 'Masterpiece'.

A exposição 'Roy Lichtenstein e a Pop Art' pode ser visitada até ao dia 23 de setembro, na Praça Central Colombo, todos os dias, das 10h00 às 24h00, com entrada gratuita.

A curadoria e produção da mostra é da responsabilidade da State of the Art, e o projeto de arquitetura é da autoria da dupla de arquitetos, Diogo Aguiar e João Jesus.

A iniciativa 'A Arte chegou ao Colombo' foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo, na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais - Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro.

Seguiram-se depois o Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a exposição 'Andy Warhol - Icons' (2013), a instalação interativa 'The Pool', da artista norte-americana Jen Lewin (2014), e a 'A Divina Comédia de Salvador Dalí' (2015).

A praça central do Colombo recebeu ainda a exposição de fotografia Terry O'Neill - 'Faces of the Stars', e, no ano passado, 'O Mundo Fantástico de Paula Rego', que mobilizou 224.500 visitantes, em três meses.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório