Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 19º

Já são conhecidos os Novos Talentos nacionais de 2018

Do Cinema à Fotografia, passando pela Música e pela Escrita, fique a saber quem são os Novos Talentos FNAC 2018.

Já são conhecidos os Novos Talentos nacionais de 2018
Notícias ao Minuto

21:56 - 06/06/18 por Ana Lemos

Cultura Fnac

A cerimónia de entrega de prémios decorreu esta semana no Lx Factory, em Lisboa. Foi aí que o talento nacional nas áreas do Cinema, Fotografia, Música e Escrita esteve em destaque, e em particular nos prémios da categoria de Cinema.

Na edição deste ano, os jurados elegeram Ana Margarida Coelho, de 22 anos, estudante de Comunicação e natural de Azeitão, pelo seu trabalho ‘Benjamim’, como a grande vencedora. “A curta-metragem dedicada às relações interpessoais e ao amor entre avó e neto conquistou o júri", composto pelos realizadores João Canijo e Margarida Cardoso, Paulo Trancoso da Academia Portuguesa de Cinema e o professor de Cinema e Artes dos Media, da Universidade Lusófona, Paulo Viveiros.

Na categoria de Música, a jovem banda lisboeta, Sardinhas com Bigodes arrecadou o primeiro prémio com ‘Troca o par’, um tema cujo videoclipe foi produzido por alunos da Universidade Lusófona. Nesta categoria, Henrique Amaro (adialista), Lia Pereira (jornalista), Luís Oliveira (radialista) e Rui Miguel Abreu (jornalista) componham o júri.

Na Escrita “foram premiados cinco vencedores: o argentino de 24 anos, Mariano Ribeiro com ‘Os Dias de Irene’; a brasileira de 46 anos, Renata Flaiban Zanete com ‘Orlanda’; Márcia Balsas com ‘Ponto de Fuga’; Andressa Barichello, brasileira de 30 anos, com ‘Vera Lúcia, 56’; e Álvaro Filho, brasileiro de 45 anos, com ‘OTELO’.

O júri, nesta categoria, era composto por Pedro Mexia (poeta, escritor, cronista e crítico literário), Conceição Garcia (presidente do júri e diretora da Escrever Escrever), Dulce Maria Cardoso (escritora), Isabel Lucas (jornalista e crítica literária) e João Tordo (escritor).

O prémio da categoria Fotografia “foi entregue a José Alves, enfermeiro de 29 anos pelo trabalho ‘Raiz’, inspirado nos mitos e tradições do mundo rural, pelas mãos do fotógrafo e vencedor do World Press Photo 2016 (na categoria de Assuntos Contemporâneos), Mário Cruz”. Augusto Brázio (fotógrafo), Francisco Feio (professor de fotografia) e Sérgio B. Gomes (jornalista do Público), compõem o restante leque de jurados da categoria.

Fique a conhecer a lista completa dos premiados:

CINEMA

Vencedor- Ana Margarida Coelho com 'Benjamim'

Menção Honrosa

Marisa Esteves com 'Incondicional';

Beatriz Santos com 'I’m Ok';

Inês Anunciação com 'Half Love'; 

Flávio Ferreira com 'Toén'.

ESCRITA

Vencedor- Mariano Ribeiro com 'Os Dias de Irene'

Renata Flaiban Zanete com 'Orlanda';

Márcia Balsas com 'Ponto de Fuga';

Andressa Barichello com 'Vera Lúcia, 56';

Álvaro Filho com 'OTELO'.

FOTOGRAFIA: 

Vencedor- José Alves com 'Raiz';

Menção Honrosa

Carlos Barradas com 'Nacional 1';

Inês Marinho com 'When a Ship Goes By'.

MÚSICA

Vencedor- Sardinhas com bigodes com 'Troca o par';

Menção Honrosa

Haka com 'Shiva';

Slowburner com 'Bilhete de Ida';

A Puppet Show Named Julio com 'It’s Ok';

Caco com 'Polaroid'.  

Recomendados para si

;
Campo obrigatório