Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Portugal e São Paulo assinam parceria

O cônsul de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço, assinou hoje uma parceria com o Serviço Social de Comércio (Sesc) do Estado, para a mediação de projetos artísticos, culturais e educativos, que possam ser desenvolvidos por esta entidade.

Portugal e São Paulo assinam parceria
Notícias ao Minuto

18:16 - 27/08/13 por Lusa

Cultura Consulado

"Normalmente recebemos [propostas de] muitos projetos, para tentar ver em que medida o consulado pode ajudá-los a chegar Brasil", disse o cônsul à Lusa. A parceria hoje estabelecida, prosseguiu Paulo Lourenço, "abre a porta do Sesc para os projetos que tenham suficiente [massa crítica] e perfil" para se apresentarem em São Paulo.

O cônsul destacou, no entanto, que, na prática, essa parceria já se verifica, dando como exemplo os concertos dos fadistas António Zambujo e Carminho, que o Sesc organizou, no Brasil.

O memorando de entendimento assinado hoje pelo cônsul e pelo diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Miranda, vem oficializar essa colaboração.

O Sesc é um projeto cultural e educativo, criado por empresários do comércio e serviços, em 1946, possuindo uma rede de 32 unidades no Estado de São Paulo.

A sessão de hoje contou com a participação do secretário de Estado da Cultura de Portugal, Jorge Barreto Xavier, que está em viagem oficial ao Brasil, tendo visitado uma das unidades do Sesc, no Belenzinho, zona leste de São Paulo.

O secretário de Estado manteve na segunda-feira um encontro com a ministra brasileira da Cultura, Marta Suplicy, onde foi abordada a construção de um centro cultural português no Brasil, e de um brasileiro em Portugal.

A ideia para estes centros culturais foi avançada pelos dois responsáveis da Cultura, em junho passado, quando da visita da ministra brasileira a Portugal, no final de uma reunião, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Na segunda-feira, Jorge Barreto Xavier chegou a visitar três possíveis locais para a sede desse instituto em São Paulo.

Barreto Xavier realçou que ainda não está definida a cidade em que o centro cultural será instalado, mas apontou o Rio de Janeiro e São Paulo como possibilidades e disse que, para o financiamento dos centros, o objetivo é captar recursos com parcerias público-privadas.

Outra parceria que está a ser discutida com o Brasil é na área do audiovisual e, de acordo com a assessoria internacional da ministra Marta Suplicy, há um projeto de produção cinematográfica conjunta relacionado com a fixação da família real portuguesa no Brasil, em 1808.

Jorge Barreto Xavier não deu, contudo, detalhes sobre o modelo da parceria ou as formas de financiamento.

O secretário de Estado da Cultura chega na quarta-feira chega ao Rio de Janeiro, onde tem uma visita agendada à Agência Nacional do Cinema (Ancine) do Brasil, e onde participará na Bienal do Livro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório