Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Germano Almeida recebeu Prémio Camões "com muito agrado"

Escritor cabo-verdiano surpreendido com prémio “que muita gente merece”.

Germano Almeida recebeu Prémio Camões "com muito agrado"

O escritor cabo-verdiano Germano Almeida que, esta segunda-feira, recebeu o Prémio Camões admite estar agradavelmente surpreso com a distinção.

Em declarações à RTP3, o autor disse mesmo, a partir da sua residência, na cidade cabo-verdiana do Mindelo,  que o prémio poderia ter sido entregue “a tanta gente que também merece” que nunca pensou que seria ele a ganhar, mas confessa que “foi com muito agrado” que recebeu esta distinção.

Para o autor, que é o segundo cabo-verdiano a receber o galardão maior da Língua Portuguesa, depois do poeta Arménio Vieira, escrever em português é algo de que sente orgulho.

A Língua Portuguesa é um instrumento importante para todo nós e, por essa razão, eu tinha de defender isso porque considero que língua é uma das maiores heranças que recebemos de Portugal. Além disso, temos de a cultivar porque é o nosso instrumento de contacto com o mundo”, assumiu Germano Almeida.

O escritor é conhecido por pincelar os seus livros com humor e sátira, uma característica que confessa ser "uma marca pessoal" que mostra aquilo que a maioria dos cabo-verdianos são.

"O homem cabo-verdiano é um homem extremamente bem humorado e nós devemos transmitir isso para os livros. Há muita tendência, em Cabo Verde, de fazer livros sérios, mas isso para mim é algo antigo", refere.

Já quanto à inspiração, Germano Almeida admite que só escreve quando tem algo em mente. "Eu só escrevo quando tenho uma história para contar. Há tantas coisas úteis que posso fazer na vida que não me sacrifico. Só escrevo quando tenho e quero contar alguma história".

Recorde-se que o autor de livros como 'Eva', 'O Testamento do Sr. Napomuceno da Silva Araújo' ou 'Do Monte Cara vê-se o Mundo', foi hoje anunciado como o vencedor do Prémio Camões 2018, após reunião do júri, no Hotel Tivoli, em Lisboa.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório