Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º
Imobiliário Habitação Mafra consigna obra para construir 1...

Mafra consigna obra para construir 17 fogos de habitação social

A Câmara de Mafra autorizou hoje dar início à construção de um edifício com 17 fogos destinado a habitação social, no valor de 2,4 milhões de euros (ME), na sede deste concelho do distrito de Lisboa.

Mafra consigna obra para construir 17 fogos de habitação social
Notícias ao Minuto

13:17 - 20/01/23 por Lusa

Casa Habitação social

A decisão de consignar a empreitada foi tomada por unanimidade pelo executivo municipal, em reunião pública.

A intervenção, com um prazo de execução de 14 meses e localização na Rua Júlio da Conceição Ivo, é em parte financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência.

A Estratégia Local de Habitação do concelho, na qual se insere a obra, tem previsto um investimento total de 8,1 milhões de euros.

Além dos 2,7 milhões de euros de investimento na construção do edifício multifamiliar, está ainda prevista a aquisição e reabilitação de outros 50 fogos dispersos por todo o concelho.

O investimento vai ser comparticipado em cerca de três milhões de euros pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana e em 815 mil euros pelo município, sendo o restante oriundo de um empréstimo bonificado.

Numa primeira fase, o investimento vai abranger 67 famílias, num total de 142 cidadãos.

De acordo com a Estratégia Local de Habitação, a que a agência Lusa teve acesso, existem no concelho 104 fogos de habitação social centralizados e 14 edifícios, além de 10 moradias dispersas, abrangendo 114 famílias.

Por outro lado, existem 67 pedidos de habitação por famílias carenciadas e 151 pedidos de apoio ao Programa de Arrendamento Acessível, criado pelo município em 2014, ano em que o apoio chegou a 35 famílias, num montante máximo de 14 mil euros.

Em 2019, os últimos dados disponibilizados, o programa Arrendar abrangeu 81 famílias, com um total de apoio de 81 mil euros.

Tendo em conta o défice de habitação pública e o aumento das rendas e do valor de aquisição das casas no concelho, os desafios da estratégia passam por reabilitar a habitação municipal, aumentar a habitação pública, reforçar o programa de apoio ao arrendamento e reabilitar espaços públicos, incentivando por essa via a reabilitação do edificado.

O diagnóstico efetuado no âmbito dessa estratégia concluiu que Mafra é o concelho da Área Metropolitana de Lisboa (AML) com a terceira maior taxa de crescimento migratório e é o segundo concelho com maior dinâmica construtiva e onde estão localizados 12% dos edifícios construídos na AML entre 2011 e 2018.

Face à diminuição de oferta habitacional noutros concelhos da Área Metropolitana de Lisboa, aumentou em Mafra a procura de habitação e há uma tendência para tornar como permanente a segunda habitação existente no município.

Leia Também: Validações na linha do aeroporto do Metro do Porto cresceram quase 150%

Campo obrigatório