Paralisia cerebral. Os fatores que o devem deixar em alerta

Esta quinta-feira, 6 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. Existem sintomas a que tem de estar atento.

paralisia

© ShutterStock

Notícias ao Minuto
06/10/2022 15:02 ‧ 06/10/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Dia Mundial da Paralisia Cerebral.

A paralisia cerebral é o resultado de malformações cerebrais que ocorrem antes do nascimento, numa altura em que o cérebro se está a formar. Também podem acontecer logo após o nascimento. Existem alguns fatores a que deve estar alerta.

Leia Também: Como é que a luz do dia afeta o cérebro?

Esta quinta-feira, 6 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Paralisia Cerebral. No passado mês de março, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) revelou o relatório do Programa de Vigilância Nacional da Paralisia Cerebral. Foram dados a conhecer algumas das causas a que deve estar atento.

A prematuridade é indicado como o principal fator de risco em Portugal, em especial em crianças nascidas com menos de 28 semanas. A idade da mãe superior a 39 anos à data do nascimento, a malformação congénita e o facto de nascer com pouco peso em relação ao comum são assumidas como outras causas.

“Um terço dos adolescentes referiu dificuldades significativa nas competências de comunicação pela fala, mas apenas 15% utilizavam um meio aumentativo e/ou alternativo de comunicação”, continua o relatório.

Este programa do SNS foi criado em 2006. Tem ajudado a contribuir para "a satisfação das necessidades de saúde, educação e apoio social de quem vive com paralisia cerebral.”

Leia Também: Covid-19 e gripe podem levar a lesões no cérebro, diz estudo

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas