Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º
Finanças Crédito à habitação Crédito à habitação: Três conselhos ...

Crédito à habitação: Três conselhos para lidar com a subida da prestação

Fique a par das recomendações da DECO.

Crédito à habitação: Três conselhos para lidar com a subida da prestação

O Banco Central Europeu (BCE) subiu as taxas de juro pela segunda vez consecutiva este mês e avisou que podem vir aí mais aumentos, o que significa que muitas famílias poderão ver a prestação do crédito à habitação subir nos próximos meses. 

Nesta senda, a Associação Portuguesa de Defesa do Consumidor (DECO) deixa três conselhos que podem ajudar as famílias a lidar com este acréscimo: 

  1. Contactar a instituição de crédito e informar das suas dificuldades - "Os bancos estão obrigados, por lei, a acompanhar, de forma permanente e sistemática, o cumprimento dos contratos dos consumidores e a realizar as diligências necessárias para detetar eventuais indícios de risco de incumprimento";
  2. Promover e avaliar soluções - "O banco deve analisar a capacidade financeira do consumidor e promover a implementação de soluções que permitam a manutenção do pagamento regular do empréstimo. Estas soluções podem passar pela negociação das condições do contrato, pelo refinanciamento ou pela consolidação";
  3. Participar ativamente e de forma transparente - "O consumidor deve participar ativamente no processo de análise da sua capacidade financeira, enviando toda a documentação solicitada e prestando todos os esclarecimentos necessários para o bom desenvolvimento de soluções. Qualquer informação ou solução deverá ser apresentada em suporte duradouro e resultar sempre de um acordo entre o consumidor e a instituição".

Leia Também: Bolsa de Lisboa em baixa com Galp a cair mais de 2%

Campo obrigatório