Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º
Finanças Crédito à habitação Crédito da casa: Como posso acautela...

Crédito da casa: Como posso acautelar uma subida das taxas de juro?

Siga as recomendações da DECO Proteste.

Crédito da casa: Como posso acautelar uma subida das taxas de juro?

A subida das taxas de juro é uma realidade cada vez mais próxima e, com isso, é essencial que os portugueses se preparem para acautelar este aumento. Como é que esta preparação pode ser feita? A DECO Proteste deixa cinco recomendações.

  1. Com base nos cenários apresentados em cima, faça simulações para o seu caso e perspetive o impacto de uma eventual subida dos juros no seu orçamento familiar. Lembre-se de que as prestações de créditos não devem superar 35% do rendimento mensal disponível. Se ultrapassa essa referência, é hora de ponderar renegociar as condições do crédito.
  2. Se o seu contrato de crédito prevê um spread superior a 2%, renegoceie, pois com facilidade encontrará propostas melhores. Compare as propostas através da TAEG, optando pela menor. Caso o banco onde tem o crédito não queira acompanhar a melhor proposta da concorrência, pondere transferir o crédito para outro banco.
  3. Em alternativa à redução do spread, pondere aumentar o prazo do empréstimo ou estabelecer um período de carência. Ambas as opções permitem um alívio no encargo mensal, mas podem representar um custo adicional no final do contrato.
  4. Para ficar imune às oscilações das taxas de juro, pode optar por contratar uma taxa fixa. Contudo, atualmente, esta opção ainda implica pagar mais do que nos empréstimos com taxa variável. Mas no caso de o orçamento familiar já não resistir a grandes variações com a prestação, pode ser uma alternativa a ter em conta, nestes tempos de incerteza. Já se optar por manter a taxa variável, é recomendável que acompanhe a evolução do mercado e vá ajustando o orçamento familiar às novidades.
  5. Pondere amortizar o crédito, caso a taxa de juro líquida da aplicação financeira onde tem as poupanças investidas seja menor do que a taxa de juro nominal do crédito à habitação. 

Leia Também: UE congratula-se pelo acordo na OMC sobre vacinas e segurança alimentar

Campo obrigatório