Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º
Crédito da casa. O que é a Euribor e...

Crédito da casa. O que é a Euribor e como é que afeta a prestação a pagar

Saiba em que consiste a Euribor e como é que pode afetar o valor da prestação do crédito da casa.

Crédito da casa. O que é a Euribor e como é que afeta a prestação a pagar
Notícias ao Minuto

09:00 - 08/02/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Euribor

Já ouviu falar da Euribor? Quem tem um crédito à habitação com taxa variável já deverá ter ouvido falar da Euribor, uma vez que este indexante é utilizado para o cálculo da taxa de juro a pagar. 

"As taxas Euribor (do inglês Euro Interbank Offered Rate) são as taxas de juro de referência do mercado monetário do euro para os prazos compreendidos entre uma semana e um ano.  Estas taxas são também usadas como referência em vários produtos financeiros, como no crédito à habitação com taxa de juro variável e nos instrumentos de taxa de juro (obrigações e derivados)", explica o Banco de Portugal

Na prática, conforme explica o Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da DECO, a Euribor "é a média das taxas de juro praticadas nos empréstimos a curto prazo realizados entre um conjunto de bancos europeus. Esta taxa é calculada diariamente e varia em função do prazo. No caso do crédito à habitação em Portugal, é comum aplicar-se a Euribor a seis ou a 12 meses".

Deste modo, quando se contrata um crédito habitação com taxa variável, a taxa de juro aplicada à sua prestação mensal será formada por dois elementos: o spread ("que é a margem de lucro que o banco arrecada para si e que é definida com base no risco do cliente") e a Euribor.

Como é que a Euribor pode afetar a prestação da casa? 

"Se contratar um empréstimo com taxa fixa, então a prestação mensal não se alterará durante todo o período do crédito. Porém, num cenário em que a Euribor se encontra abaixo de zero, normalmente, compensa contratar com taxa variável, dado que a mensalidade será mais baixa", diz o GAS da DECO. 

Além disso, alguns bancos também oferecem uma espécie de taxa mista: "um contrato de crédito habitação em que os primeiros cinco, 10, 15 ou mais anos são de taxa fixa, passando depois para variável a partir de uma dada altura". 

O GAS da DECO lembra que a "subida da taxa de juro levará a um aumento do valor da sua prestação, logo os consumidores serão obrigados a rever o seu orçamento mensal para conseguir pagar a despesa com a habitação. Este aumento da prestação poderá agravar a situação financeira das famílias, resultando, em muitos casos numa situação de incumprimento do pagamento do crédito à habitação". 

Por este motivo, "é imperativo que o consumidor atue preventivamente, solicitando à instituição bancária onde tem o crédito à habitação uma simulação que reflita o aumento para 1% da Euribor. De seguida, deverá analisar o impacto do aumento na sua prestação mensal e o que este vai implicar no seu orçamento, estudando formas de o adaptar à nova realidade financeira com o envolvimento de todo o agregado familiar". 

Leia Também: Taxas Euribor voltam a subir a três, a seis e a 12 meses

Campo obrigatório