Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 20º
Imobiliário Habitação DBRS espera estabilização dos preços...

DBRS espera estabilização dos preços das casas na Europa este ano

A agência de notação financeira DBRS espera uma estabilização dos preços das casas na Europa este ano, identificando como o principal risco um potencial aumento das taxas de juro, segundo um relatório divulgado hoje.

DBRS espera estabilização dos preços das casas na Europa este ano

"A DBRS Morningstar espera que 2022 seja neutro para os preços das casas europeias e modestamente positivo para o desempenho das hipotecas", refere o relatório 'European Structured Finance Outlook 2022'.

A agência assinala que, nos últimos dois anos da recessão global provocada pela pandemia, os preços das casas nos principais mercados continuaram a subir, esperando que em 2022 se mantenham "estáveis" na Europa.

O relatório assinala que a subida dos preços das casas tem levado a preocupação se estará a surgir outra bolha dos preços, exemplificando que na zona euro registaram um aumento de 6,8% e na União Europeia de 7,3% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o mesmo trimestre de 2020.

No entanto, destaca ainda que o Reino Unido, a Alemanha e os Países Baixos tiveram um aumento homólogo de 10,5% a 13%, Espanha, Irlanda, França e Portugal registaram um crescimento mais baixo, mas ainda estável dos preços das casas de 3,3%, 5,6%, e 6,6%, respetivamente.

Já Itália, pela primeira vez em anos, teve um aumento moderado, de 0,4% em termos homólogos.

A DBRS identifica que o principal risco para o aumento dos preços das habitações é "um potencial aumento nas taxas de juro", com impacto para o aumento das hipotecas e para a capacidade de financiamento.

Leia Também: Estas cidades espanholas têm o preço das casas mais alto do país

Campo obrigatório