Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Lar Conselhos Limpeza de inverno: Sete dicas que n...

Limpeza de inverno: Sete dicas que não deve deixar de seguir

Se ainda não preparou a sua casa para uma das estações mais frias do ano, venha daí e conheça algumas dicas para deixar o seu lar a brilhar e começar o ano com a casa renovada.

Limpeza de inverno: Sete dicas que não deve deixar de seguir
Notícias ao Minuto

14:07 - 07/01/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Limpeza

O inverno chegou em dezembro, no dia 21 de dezembro, e com ele chegou também a conhecida limpeza de inverno. Isto porque sempre que uma nova estação aparece, a verdade é que deve apostar numa limpeza profunda e pormenorizada em casa. Por isso, se ainda não preparou a sua casa para uma das estações mais frias do ano, siga estas sete dicas, enumeradas pela plataforma habitissimo, para deixar o seu lar a brilhar e começar o ano com a casa renovada.

Deixe para trás tudo o que não precisa

O primeiro passo é organizar, selecionar e descartar tudo aquilo que já não usa, não gosta ou não quer.

Faça uma vistoria geral à casa

Depois, deverá fazer uma vistoria geral à casa. Ou seja, vá de divisão a divisão e faça uma análise detalhada: Como estão as portas e as frechas das persianas? Como estão os caixilhos das janelas?

Não deixe escapar nenhum centímetro

De seguida, passe para a limpeza propriamente dita. Remova os tapetes, arraste os aparadores, camas e cómodas, pois esta é aquela altura do ano em que não basta aspirar à volta dos móveis, enfatiza a plataforma. Isto porque, apesar de não vermos, a sujidade e poeira por trás da mobília podem ser bastante nocivos para quem lá vive, sobretudo se sofrer de problemas de alergias, saliente-se. 

Muita atenção à humidade

Sabe aquelas manchas de humidade e bolor que aparecem nesta altura do ano? Aparecem porque não está a arejar a casa, afirma a habitissimo. Por isso, saiba que deve deixar a casa respirar. Pode aproveitar fazê-lo quando não está ninguém em casa, sugere a plataforma. 

Reforce a limpeza dos vidros 

Agora que o sol começa a ficar cada vez mais tímido, os vidros têm de estar impecáveis para garantir que toda a luz natural entre e ajude a aquecer a casa. Isto porque, qualquer vestígio de poeira e sujidade nos vidros pode bloquear a entrada de luz na habitação.

Limpe o colchão

Para que tenha uma noite de sono de qualidade, é vital que o local onde dorme esteja devidamente limpo e higienizado. Por isso, aproveite o inverno para fazer uma limpeza profunda ao colchão, idealmente a vapor. 

Lave todos os têxteis de casa

Pense em almofadas, mantas, colchas, fronhas, cortinas e capas de sofá. Além de eliminar a sujidade, ao lavar todos os têxteis, está também a higienizá-los e eliminar qualquer vestígio de ácaros.

Leia Também: Sonha constantemente com limpezas? Descubra o significado

Campo obrigatório