Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Eficiência energética Programa Edifícios + Sustentáveis "e...

Programa Edifícios + Sustentáveis "esgota dotação" dia 16 deste mês

O programa do Fundo Ambiental Edifícios + Sustentáveis, promovido pelo Ministério do Ambiente para a melhoria da eficiência energética de casas e empresas, deverá "esgotar a sua dotação" no dia 16 de novembro, estima a Goldenenergy.

Programa Edifícios + Sustentáveis "esgota dotação" dia 16 deste mês

A Goldenenergy, empresa comercializadora de eletricidade, prevê que o programa 'Edifícios + Sustentáveis' deverá esgotar a dotação daqui a cerca de cinco dias. Segundo avança a agência Lusa, o programa do Fundo Ambiental Edifícios + Sustentáveis, promovido pelo Ministério do Ambiente para a melhoria da eficiência energética de casas e empresas, deverá "esgotar a sua dotação" no dia 16 deste mês, de acordo com uma análise divulgada pela empresa comercializadora de eletricidade.

De acordo a mesma análise, divulgada em comunicado, a que a Lusa teve acesso, o número médio de candidaturas submetidas (a sete dias) aumentou "mais de 20% no último mês", sendo a média semanal agora de 317 candidaturas por dia.

Atualmente há 19.745 candidaturas em análise, tendo a taxa média de aprovação aumentado para 40,9% e o valor médio dos projetos aprovados sido de 1.659 euros, levando a que a Goldenergy, que participa no projeto, preveja que o dia 16 deste mês seja o limite para a aprovação de uma candidatura "antes de o fundo esgotar a sua dotação de 30 milhões de euros".

Com este programa, recorde-se, cada casa pode ser apoiada com um valor máximo de 7.500 euros ou, no caso de edifícios, 15 mil euros para financiar obras que vão da substituição de janelas, isolamento térmico, instalação de bombas de calor ou caldeiras, instalação de torneiras ou chuveiros eficientes, fachadas e coberturas, portas de entrada ou sistemas de recolha de águas pluviais.

Leia Também: Portugueses já receberam 10,3 milhões para tornar casas mais sustentáveis

Campo obrigatório