Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º
Lar Eficiência energética Tempo mais frio? Saiba como evitar q...

Tempo mais frio? Saiba como evitar que a fatura de eletricidade dispare

Numa altura em que o tempo vai ficando mais frio, tome nota de alguns conselhos que o ensinam a aumentar a eficiência energética de sua casa e a evitar que a a fatura de eletricidade dispare

Tempo mais frio? Saiba como evitar que a fatura de eletricidade dispare

À medida que o tempo vai ficando mais frio, a fatura da luz poderá tornar-se numa dor de cabeça para muitas famílias. Este é um problema que se torna evidente quando observadas as estatísticas do Eurostat que colocam Portugal como o 4.º pior país da União Europeia a nível de isolamento térmico, com cerca de 20% dos portugueses a admitir que não consegue aquecer as suas casas ou que não consegue pagar a fatura de eletricidade nos meses mais frios do ano, afirma a Selectra, em comunicado enviado às redações.

Com isso em mente, a empresa especializada na comparação de tarifas de eletricidade e gás enumerou alguns conselhos que o ensinam a aumentar a eficiência energética de sua casa e a evitar que a a fatura de eletricidade dispare. Tome nota.

Mantenha um aquecimento uniforme dentro de casa

Se quer economizar e fazer um uso eficiente de energia deverá programar o termóstato sempre com a mesma temperatura que deve rondar os 21.º C. Por isso, evite ligar os aparelhos elétricos com temperaturas muito elevadas mal chegue a casa.

Isole todas as fugas de ar

De modo a conseguir preservar o calor e evitar ter os aparelhos elétricos ligados durante muito tempo, deverá investir num bom isolamento, como em vidros duplos, por exemplo, uma vez que a maioria das fugas de ar acontece pelas janelas, sustenta a Selectra.

Desligue o termóstato

Durante a noite e se quando tiver fora de casa, dê descanso ao aquecimento elétrico. No entanto, em caso de dias muito frios, poderá ajustar o termóstato para 15.º C. Desta forma irá preservar o calor da casa, conseguindo reduzir igualmente o consumo.

Coloque temporizadores nas tomadas elétricas

Se a sua tarifa de energia for bi-horária, a Selectra aconselha a que programe os aquecedores para funcionarem apenas durante as horas de vazio (22h-8h), de modo a usufruir de preços de eletricidade mais baratos.

Mas, se a tarifa que tiver for simples, tenha em atenção que o valor a pagar será sempre o mesmo. Contudo, note-se, isto não significa que deve deixar o aquecimento ligado durante muito tempo.

Aposte na instalação de painéis solares

Sabia que os painéis solares também trazem bons resultados nos meses mais frios? Isto porque os aparelhos fotovoltaicos não deixam de produzir energia e podem mesmo ser uma boa estratégia para contrabalançar a energia que tendemos a consumir dentro de nossas casas durante o outono e o inverno.

Contrate tarifas duais de energia

A verdade é que as tarifas duas de energia tendem a ter descontos superiores e melhores condições contratuais do que se contratar os serviços individualmente, salienta a Selectra. Por isso, deverá informar-se sobre estes pacotes junto da sua comercializadora.

Aproveite os descontos de inverno das comercializadoras

Quando as temperaturas baixam, a sua fatura de eletricidade tende a aumentar consideravelmente? Então, faça um estudo de mercado para descobrir qual a tarifa de energia que melhor se adequa às suas necessidades, de modo a conseguir economizar durante esta estação, aconselha ainda a Selectra.

Leia Também: Fatura da eletricidade. Cada família gastou, em média, 751 euros em 2020

Campo obrigatório