Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º
Lar Conselhos Nunca deite estas seis coisas na pia...

Nunca deite estas seis coisas na pia da cozinha, revela plataforma

Se não quer ter canos entupidos e pretende evitar uma visita do canalizador, deve saber que há coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha. Ora veja.

Nunca deite estas seis coisas na pia da cozinha, revela plataforma
Notícias ao Minuto

16:40 - 29/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Cozinha

Deitar resíduos na pia da cozinha pode ser prático e uma solução rápida, contudo, a longo prazo, deixar restos de comida ou outros detritos irem pelo cano abaixo não é, de todo, boa ideia, dá conta o Ekonomista. Por isso, se não quer ter canos entupidos e pretende evitar uma visita do canalizador, deve saber que há coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha

Já para não falar de que a pia é um dos locais da casa mais facilmente contamináveis. Por isso, deverá ter cuidado redobrado com esta peça de grande utilidade não só pela preservação da mesma, mas também pela sua saúde, escreve a plataforma especialista em soluções para a casa.

Rótulos e etiquetas de alimentos

Muito frequentes em frutas como bananas ou maçãs, por exemplo, as pequenas etiquetas que vêm coladas nos alimentos são uma das coisas que nunca deve deitar na pia da cozinha. Isto porque são prejudiciais para o sistema de tratamento e para o ambiente pois não são de fácil decomposição e poderão ser empurrados pelos sistemas de canalização. O mesmo se aplica aos rótulos de outros alimentos.

Rolo de papel da cozinha

Pode até achar que o papel absorvente biodegradável se desfaz com a água, contudo não é esse o caso. Na realidade, por ser papel absorvente, não se irá desfazer, mas sim expandir quando em contacto com a água, o que pode entupir a tubagem.

Cascas de ovo

Podem até parecer frágeis, mas a verdade é que podem fazer muitos estragos na sua canalização se as deitar pelo ralo abaixo. Isto porque podem criar resíduos granulares que, quando agrupados com outros detritos, podem obstruir os canos, explica o Ekonomista.

Óleos e gorduras

Sabia que o óleo de cozinha, azeite, manteiga, margarina, restos de gorduras e molhos são uma das razões mais comuns para canos entupidos? Isto acontece porque ao misturarem-se com outros detritos criam obstruções na canalização

Assim, deverá colocar as gorduras num recipiente próprio, para depois depositar nos postos de coleta que se encontram nos supermercados ou junto dos ecopontos. Note que os óleos e demais gorduras semelhantes não se diluem na água, e além de causar entupimentos da pia da cozinha, também acabam por dificultar a limpeza do esgoto nas estações de tratamento.

Leia Também: Truques do sal de cozinha que ultrapassam as barreiras da culinária

Campo obrigatório