Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º
Lar Conselhos Hábitos simples para reduzir o despe...

Hábitos simples para reduzir o desperdício em casa, segundo especialistas

A verdade é que "ninguém pode viver uma vida verdadeiramente sem desperdício." Então, o que pode uma pessoa fazer? Uma opção é considerar uma mudança de estilo de vida para criar menos lixo.

Hábitos simples para reduzir o desperdício em casa, segundo especialistas
Notícias ao Minuto

11:38 - 26/10/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Desperdício

Num mundo de excessos e desperdícios, o melhor mesmo é procurar formas eficientes e amigas do ambiente para seguir no seu dia-a-dia. Contudo, "ninguém pode viver uma vida verdadeiramente sem desperdício, devido, no mínimo, aos resíduos a montante criados em muitos dos nossos maiores sistemas de produção e comunidade", revela Jen Panaro, fundadora e editora da Honest Modern, ao Apartment Therapy. Então, o que pode uma pessoa fazer? Uma opção é considerar uma mudança de estilo de vida para criar menos lixo, responde a plataforma especialista em soluções para a casa.

Para Jen Panaro, "a vida de baixo desperdício é um conjunto de hábitos de vida através dos quais se faz escolhas conscientes de consumo com a intenção de reduzir o desperdício como subproduto dessas escolhas." Por isso, se tem ansiado reduzir o lixo lá de casa, fique a par de quatro dicas aprovadas por especialistas para viver um estilo de vida mais sustentável.

Analise os seus hábitos de consumo

Anton Giuroiu, cofundador da Homesthetics.net e da MKR. S, diz que o primeiro passo para viver um estilo de vida de baixo desperdício é olhar para dentro. "Há muitas maneiras de alcançar um estilo de vida de baixo desperdício, mas acho que o mais fácil de todos fazer é rever os nossos hábitos de consumo." 

Ou seja, recomenda em fazer perguntas a si próprio como: "Quanta roupa precisa mesmo de comprar num ano para se vestir decentemente?". Isto poderá levá-lo a voltar a remendar roupas gastas ou a usar peças antigas.

A quantidade de comida que entra em casa todas as semanas é outra área onde poderá reconsiderar as suas escolhas. "Quanta comida precisa de comprar e quantas vezes precisa de comprá-la para evitar estragos?". A resposta pode variar dependendo de quantos membros da família estão em casa e quais são as suas necessidades e restrições dietéticas, escreve a plataforma. 

Reciclar e reutilizar tudo o que puder

Uma das formas mais simples de evitar criar desperdício é reutilizar coisas em vez de as deitar fora. "Não deite nada fora sem perguntar antes 'para que mais posso usar isto?'" declara Gladys Strickland, a fundadora do blogue 'Road to Self Reliance', ao Apartment Therapy. Por isso, "comece a manter uma lista de como poderia ter usado um determinado item, para referência futura."

Fazer da reciclagem uma prioridade é também uma boa opção de reduzir o desperdício, mas olhar mais para a reciclagem na sua localidade é a chave, salienta Kylee Guenther, cofundadora da Pivot Materials and Loopy Products. 

"Todas as jurisdições têm diferentes requisitos e orientações sobre o que é aceitável para a reciclagem", sustenta Guenther. Assim, deverá "ir mais fundo do que apenas as diretrizes. Pergunte para onde vão as coisas depois de chegarem ao centro de reciclagem." 

… e isso inclui sobras 

Provavelmente foi habituado a guardar os restos de refeições. Contudo, para Strickland, o mais importante é saber como os utiliza, posteriormente. "Uma das minhas coisas favoritas a fazer é guardar vários restos de vegetais no congelador, e depois fazer um lote de caldo vegetal", observa. "Pontos bónus se conseguir fazer a compostagem dos vegetais depois de fazer o caldo." E Kevin Templeton, chef executivo na cevada em San Diego, Califórnia, concorda.

"Utilize todos os itens na cozinha, minimizando o desperdício", revela ao Apartment Therapy. "Quando está a cortar vegetais para a salada ou para acompanhamento, pode usar os pequenos pedaços finais de cenouras, aipo ou cebola para criar o seu próprio caldo vegetariano."

Invista em produtos reutilizáveis quando tiver ficado sem opções

"Uma das melhores coisas que se pode fazer para obter um baixo desperdício num orçamento é comprar trocas reutilizáveis para produtos de uso único, como sacos de plástico", afirma Laura Wittig, cofundadora e CEO da Brightly.

"Mesmo que gaste um pouco adiantado, estes itens duram anos e receberá mais pelo seu dinheiro. Além disso, irá manter muitos resíduos fora dos aterros." Mas, se já tem sacos que pode reutilizar, não há necessidade de investir em novos, acrescenta.

Leia Também: Dia Mundial da Alimentação: Como reduzir o desperdício alimentar em casa?

Campo obrigatório