Quando procura casa, a verdade é que há vários aspetos que deverá ter em conta. Mais agora, que dadas as circunstâncias da Covid-19, tivemos de nos adaptar à maneira como vivemos e trabalhamos, alterando assim o modo como os compradores procuram casa. Com isso em mente, a gestora de ativos imobiliários doValue Portugal reuniu algumas dicas que poderão ajudá-lo a escolher o seu imóvel ideal e sem falhas. Eis o que deve ter em consideração.
1. Verifique se o comércio básico é acessível
A verdade é que ter uma mercearia, uma farmácia, um posto de combustível e outros serviços por perto é uma grande influência e pode mudar a decisão de compra. Assim, a encabeçar a lista de dicas mais importantes em momento de escolher uma casa, é verificar se o comércio é acessível. Isto porque poderá determinar a valorização de um imóvel.
2. Informe-se sobre a valorização da região
Geralmente, as pessoas compram imóveis em locais que ainda são pouco valorizados pelo mercado, pois poderão dobram ou triplicam o seu valor, posteriormente. Uma variação que pode depender de vários fatores, mas que é possível prever se vai acontecer ou não, explica a mediadora.
Por outro lado, é preciso verificar se o valor de mercado do bairro pretendido não fica acima do seu orçamento. Então, ao escolher um apartamento, lembre-se que quanto mais valorizada é uma região, mais caros serão os produtos e serviços à sua volta.
3. Verifique o seu orçamento a longo prazo
O ideal é que a mensalidade da prestação não passe de 30% das suas receitas, de forma a que sobre dinheiro para as outras despesas e emergências. Assim, o mais aconselhável é recorrer a um especialista financeiro para saber se o seu planeamento encaixa na mensalidade do financiamento.
4. Descubra quais os benefícios que a zona oferece
Por fim, pense se o lugar escolhido é realmente onde gostaria de viver por um tempo indeterminado, salienta a consultora imobiliária. Para isso, tente conhecer os hábitos da região e saiba mais sobre os serviços oferecidos, como reciclagem de lixo, a frequência da limpeza das ruas, as regras, entre outros.
Leia Também: Covid-19: Magnatas russos somam milhões com investimento imobiliário