Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º
Mercado Agentes Indicador de confiança no imobiliári...

Indicador de confiança no imobiliário e construção cai em setembro

O indicador de confiança desceu na Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios. Mas subiu nas divisões de Engenharia Civil e de Atividades Especializadas de Construção.

Indicador de confiança no imobiliário e construção cai em setembro
Notícias ao Minuto

11:14 - 29/09/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Indicador de confiança

O indicador de confiança da Construção e Obras Públicas "diminuiu ligeiramente" em setembro, após ter aumentado de forma expressiva em agosto, informa o INE. De acordo com os dados hoje divulgados, o indicador de confiança dos consumidores neste setor desceu depois do aumento verificado no último mês, quando atingiu o máximo desde janeiro de 2002.

"Esta evolução refletiu o contributo negativo das perspetivas de emprego, uma vez que o saldo das apreciações sobre a carteira de encomendas aumentou", explica o instituto de estatística. 

Segundo o INE, o indicador de confiança diminuiu na divisão de Promoção Imobiliária e Construção de Edifícios, mas aumentou nas divisões de Engenharia Civil e de Atividades Especializadas de Construção.

Em suma, o saldo das opiniões sobre a apreciação da atividade aumentou em agosto e setembro, depois de ter diminuído em julho, atingindo o valor mais elevado desde janeiro de 2020.

Recorde-se que os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores revelam um comportamento misto em setembro, de acordo com os dados hoje divulgados. Por um lado, o indicador de confiança dos consumidores cresceu e está próximo de valores pré-pandemia, mas por outro o indicador de clima económico baixou. 

Leia Também: Confiança dos consumidores cresce, mas clima económico cai em setembro

Campo obrigatório