Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º
Lar Conselhos Sofre de alergias? Saiba o que não d...

Sofre de alergias? Saiba o que não deve ter em casa

As alturas da primavera e do verão são mais propicias ao aparecimento de alergias. E dentro de casa há locais de acumulação de ácaros, pó e outras propriedades que prejudicam muito os níveis alérgicos. Por isso, fique a par do que não deve ter em casa.

Sofre de alergias? Saiba o que não deve ter em casa
Notícias ao Minuto

15:37 - 20/08/21 por Notícias ao Minuto 

Casa Alergias

A verdade é que a maioria das pessoas, pelo menos uma vez por ano, sofre com algum tipo de alergia. E de acordo com a House Shine, as alturas da primavera e do verão são mais propicias ao aparecimento deste tipo de complicações.

Com a chegada do calor, o ar fica mais poluído, o que contribui para o favorecimento de alergias e outras anomalias do género. E dentro de casa há locais de acumulação de ácaros, pó e outras propriedades que prejudicam muito os níveis alérgicos, segundo revela o Ekonomista.

Por isso, para o ajudar a evitar as alergias com a chegada do verão, fique a par do que não deve ter em casa quando tem alergias.

Colchões e almofadas

Sendo estes um dos locais favoritos dos ácaros, a plataforma especialista em soluções para a casa aconselha em colocar capas impermeáveis nas almofadas, de forma a evitar que estes penetrem nas fibras do tecido. Além disso, não se esqueça de trocar regularmente as fronhas.

Relativamente ao colchão, além de o colocar a arejar e de o lavar de X em X tempo, o seu tempo médio de validade é de 5 anos. Depois desse período deverá trocá-lo.

Sofás e poltronas

Os sofás, cadeirões e poltronas são também verdadeiros chamarizes de ácaros e pó. Assim, o melhor que tem a fazer é apostar numa boa manutenção de limpeza. Mais ainda, opte por tecidos lisos e sem grandes ranhuras para evitar uma maior acumulação de poeira.

Cortinas

No caso das cortinas, estas devem ser lavadas mensalmente. Mas caso não consiga cumprir este prazo, opte por persianas, ou estores.

Vassouras

Segundo o Ekonomista, quando tem algum tipo de alergia deve optar mesmo pelo aspirador. Isto porque a vassoura acaba por mandar para o ar uma boa quantidade de poeiras quando limpa.

Toalhas

No que concerne às toalhas, deverá trocá-las com frequência, no mínimo uma vez por semana. Deverá igualmente lavá-las e secá-las ao sol. E não se esqueça das toalhas de mão e de rosto, que são normalmente as que ficam a uso durante mais tempo, alerta a plataforma. Na hora de comprar novas toalhas, opte por materiais antialérgicos e naturais.

Móveis e madeiras trabalhadas

Porquê? Muito simples, explica o Ekonomista. São o verdadeiro inferno para conseguir limpar devidamente e, em comparação com mobiliário mais simples e reto, acumulam muito mais poeiras, sustenta a plataforma.

Velas com cheiro

Sabia que algumas velas com perfume para a casa possuem produtos químicos que aumentam o risco de desenvolver asma e outras doenças respiratórias? Por isso, nunca se esqueça de verificar o rótulo com a lista de ingredientes das velas e opte pelas mais naturais.

Peluches

Se é impossível livrar-se deles, lembre-se de os lavar com frequência em água quente. Mas se tiver filhos com propensão a doenças respiratórias, o melhor mesmo é doar os peluches.

Plantas

A verdade é que existem algumas espécies responsáveis por causarem desconfortos a quem vive na casa onde elas habitam. Isto acontece por causa dos fungos que se alojam nos vasos, saliente-se.

Tapetes e roupa de cama

A roupa de cama deve ser lavada e trocada, no mínimo, uma vez por semana. No caso de pessoas com dermatite atópica, essa troca deverá ser feita a cada dois dias. Já o tapete acumula bastante pó e ácaros, por isso mais vale ter um chão nu, afirma o Ekonomista.

Leia Também: Covid-19: Hospitais têm vacinas para alérgicos mas há quem espere meses

Campo obrigatório