Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º
Imobiliário Habitação Porto e Coimbra crescem mais de meta...

Porto e Coimbra crescem mais de metade em transações imobiliárias

No que concerne ao número de transações RE/MAX negociadas por distrito, o Porto subiu 59,4% face ao período homólogo, reforçando assim a segunda posição do ranking. Também Coimbra aumentou várias posições em resultado de um crescimento de 67%, estando agora na sexta posição nacional.

Porto e Coimbra crescem mais de metade em transações imobiliárias

As cidades do Porto e de Coimbra foram os distritos que cresceram mais de metade em transações imobiliárias. De acordo com os dados da RE/MAX, enviados ao Notícias ao Minuto, o distrito do Porto subiu 59,4% face ao período homólogo, reforçando assim a segunda posição do ranking (14,2%). Também Coimbra (3,8%) aumentou várias posições em resultado de um crescimento de 67%, estando agora na sexta posição nacional, no que concerne ao número de transações RE/MAX negociadas por distrito.

Segundo os mesmos dados, de janeiro a junho de 2021, Lisboa registou um crescimento próximo da média nacional e lidera o 'top 10' com um total de 14.817 transações, o que corresponde a 40,5%. 

Já por referência aos restantes lugares do ranking: Setúbal (10,9%), Braga (5,8%), Faro (4,2%), Leiria (3,7%), Santarém (3,6%), Aveiro (3,6%) e Évora (1,7%) – no total, os 10 distritos portugueses que representam 92% dos imóveis transacionados pela rede na primeira metade do ano, lê-se no documento.

Segundo a consultora imobiliária, os apartamentos e as moradias são os dois tipos de propriedade que a rede RE/MAX mais comercializou na primeira metade do ano, ou seja, entre 1 de janeiro e 30 de junho, representando quase 62% e 21,4% do total, respetivamente.

Por seu lado, os terrenos com 7,2%, as lojas com 3,4% e as quintas com 1,1% completam o 'top 5' de tipos de imóveis mais transacionados. Sem grandes alterações face ao semestre anterior, as tipologias mais procuradas nos apartamentos vendidos foram os T2 (45,7%), seguindo-se os T3 (31,8%), os T1 (16,5%) e os T4 (3,7%), mostram os mesmos dados.

nas moradias as tipologias T3 (41,5%), T2 (21,7%), T4 (20,8%) e T5 (6,8%) foram as mais negociadas no semestre, pode-se ler no mesmo comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Faz ainda notar a mesma nota que os portugueses continuam a ser os que mais estão a adquirir ou a arrendar casa. Os investidores nacionais foram responsáveis por 84,5% das transações da RE/MAX entre janeiro e junho, seguindo-se os Brasileiros (4,7%), os Ingleses (1,1%) e os Franceses (1,1%).

O maior relevo vai para as quintas e terrenos como os tipos de imóveis que registaram maiores índices de crescimento em transações, sendo que as quintas registaram um acréscimo de 59% e os terrenos quase duplicaram, com um crescimento de 97% face ao período homólogos, informa a RE/MAX.

Leia Também: Preços das casa em Lisboa caem, mas no Porto não param de subir

Campo obrigatório